Se procura aumentar o saldo na sua carteira, veja como cortar gastos na sua rotina diária e comece hoje mesmo a economizar! Existem várias formas de cortar gastos dispensáveis no quotidiano. Os especialistas sugerem como se pode poupar muito dinheiro com 10 estratégias muito simples e eficazes.
Estes métodos resultam e permitem assegurar maior liberdade financeira. Assim, poderá viver melhor, sem preocupações. Reunimos um conjunto de dicas de especialistas que permitem cortar gastos de forma inteligente.
Se pretende recuperar o equilíbrio financeiro, é fundamental não cair no desespero. Não tem de se tornar num escravo só a pensar em sobreviver, mas não pode viver em ilusões. Uma visão pragmática faz a diferença.
Quer mais dinheiro no bolso? Veja como cortar gastos no imediato
Saiba como construir um plano de cortes gradual que permita recuperar um controlo total dos seus gastos.

1 – Acelere nos banhos
Seja estratega nos banhos. A máxima eficácia no mínimo de tempo possível. Os banhos rápidos permitem uma poupança significativa. Para a poupança ser ainda mais expressiva, faça por passar a mensagem aos restantes elementos da família. Se todos compreenderem a importância dessa mudança de comportamento, o impacto nas contas será maior.
2 – Aceite-se como é e ganhe autoestima
O amor-próprio é o melhor produto de beleza. Os gastos feitos em produtos para o cabelo, cremes, maquilhagem… fazem promessas ocas e não asseguram beleza, nem juventude.
No entanto, esses produtos custam um balúrdio. A autoestima é mais eficaz. Ame-se tal e qual como é. Não só poupa como se torna mais sedutor quando a autoconfiança se faz sentir. Nos cuidados de beleza, limite-se ao que considera mesmo essencial.
3 – Deixe de contrair créditos
A não ser o crédito destinado à habitação, evite os créditos. Isto é essencial, porque uma família de rendimento médio dificilmente pode comprar uma casa a pronto. Os restantes créditos devem ser evitados. Poupe, porque deve fazer compras com o dinheiro que tem disponível. A acumulação de créditos pode comprometer o seu futuro. Infelizmente, tornou-se frequente as pessoas ficarem com dívidas. Nem se apercebem que as mensalidades que assumem têm um peso significativo no orçamento familiar. Não comece a sobrecarregar já o seu eu futuro com problemas que não deve criar. Seja amigo de si próprio.

4 – Cancele os cartões bancários que estão a mais
O cartão de débito da sua conta à ordem é essencial, mas os outros não. Ora, como pode viver bem sem eles, cancele os cartões bancários que estão a mais. Esses cartões implicam despesas de manutenção. Por isso, devem ser descartados. O cartão (ou cartões de crédito) devem ser evitados ao máximo, pois há quem não os saiba gerir.
5 – Compre menos
Fazer boas compras faz-nos sentir bem. O problema é que muitos acham que tudo são boas compras (roupa, calçado, acessórios). Quando passam por montras, não resistem.
Atualmente, com a internet, as montras estão sempre à nossa frente. Aproveite a internet para visitar alguns blogues de moda que ensinem a valorizar o que já tem e a combinar da melhor forma as peças que se encontram na sua casa.
Assim, pode sentir-se bem, sem ter de gastar mais dinheiro. Aprenda a costurar e estimule a sua criatividade, sem gastos.
6 – Evite restaurantes e cozinhe mais
Evite gastar dinheiro com almoços, jantares ou pequenos-almoços. Faça em casa as suas refeições. Trata-se de uma opção sensata, porque permite poupar dinheiro e assegura uma alimentação mais saudável.
Não basta comer em casa. Tem de preparar a própria comida, porque há cada vez mais pessoas que recorrem aos diversos serviços de entrega disponíveis, o que pode ser bastante dispendioso.
7 – Corte nos luxos
Há luxos desnecessários que podem ser cortados. O pacote de canais tende a ser pesado. Seguramente que vê todos os 150 canais de televisão que tem? Os serviços de streaming como a Netflix são bastante agradáveis, mas com o tempo que se tem disponível, nem usa realmente como deseja, certo?
Quantas vezes adormeceu (ou interrompeu) a meio um filme ou série? Mantenha apenas os serviços que usa com frequência. Todos os outros (streaming de filmes, séries e música) devem ser anulados sem hesitações.
8 – Use mais transportes públicos (e ande a pé)
Faça o corte por etapas. Aos feriados e fins de semana, aproveite o tempo para se habituar a caminhar. Explore o mundo a pé, deixe o carro na garagem e perceba os benefícios para a saúde de umas caminhadas exploratórias.
Pode ainda perceber as vantagens dos transportes públicos. Consegue ir a todo o lado, gastando muito menos. Trocar o carro pelo uso destes transportes (autocarro, metro) é uma das estratégias mais eficientes na gestão de contas.
Um passe mensal é uma despesa residual, enquanto a despesa em combustível e manutenção do carro revela-se bastante elevada. Por isso, a poupança é tão significativa que poderá poupar o suficiente para umas férias.
Além disso, tem a vantagem de poder usar o tempo da viagem para realizar atividades, seja a leitura de um livro, seja ouvir música, seja conversar com alguém…
Aprenda a poupar:
- Como reduzir o consumo de combustível e poupar dinheiro
- 10 despesas mensais onde pode cortar e poupar dinheiro
- Fuja das armadilhas! Aprenda a poupar no supermercado
9 – Invista em marcas brancas
É fácil cortar gastos quando se compra de forma inteligente. É sensato adotar novos comportamentos de consumo para conseguir poupar. É uma medida inteligente investir na versão de marca branca, sempre que se compra um produto. Trata-se de uma opção mais barata, que gera o mesmo efeito e/ou apresenta a mesma qualidade.
Comece por comprar produtos de marca branca no supermercado para cortar gastos sem sacrificar as rotinas. Posteriormente, aumente aos poucos o leque de artigos. Nos supermercados, encontrará praticamente todos os produtos de consumo diário. Se o fizer, seguramente que notará grande diferença na fatura logo no imediato.
10 – Aprenda a não fazer nada
O facto desta dica ter ficado para o fim é propositado, pois será a mais difícil para muitas pessoas. Aprender a não fazer nada é mais difícil do que se julga. Muitas pessoas habituaram-se a estar constantemente estimuladas que já nem se lembram como é não estar a fazer nada.
O problema é que sempre que faz algo, está a gastar dinheiro, seja com o telemóvel, com o tablet, com o computador, a ver TV… Quando foi a última vez que leu um livro? Aproveite o seu tempo da melhor forma e aprenda a retirar da vida o seu melhor. Aprecie uma boa leitura num parque ou jardim.