Se não for bem feita, esta dieta pode trazer-lhe vários problemas de saúde. Saiba quais são as vantagens e desvantagens do jejum intermitente.
O jejum intermitente é um tipo de dieta cada vez mais seguido. Como o nome indica, ele tem por base intercalar períodos de jejum com momentos de alimentação. Neste regime, não há alimentos proibidos, nem porções de comida indevidas. A sua lógica assenta sobretudo em horários, em que é suposto comer e em que não é suposto comer. Fique a perceber melhor.
Vantagens e desvantagens do jejum intermitente
O jejum intermitente é, então, um tipo de dieta que alterna fases de jejum com fases de alimentação. Nesta dieta, não importa tanto os alimentos ingeridos, mas mais os horários em que se comem esses alimentos e em que se tem de jejuar.

Vantagens do jejum intermitente
Regeneração celular e alterações dos níveis hormonais
Enquanto estamos em jejum, o nosso organismo aproveita para pôr em marcha algumas ações, como a regeneração celular e as alterações de alguns níveis hormonais. Estas mudanças fazem com que a gordura corporal armazenada fique mais acessível e disponível, o que permite queimar e eliminar aqueles depósitos acumulados.
Diminuição dos níveis de insulina
Quando estamos em jejum, os níveis de insulina do nosso corpo diminuem, enquanto a hormona do crescimento aumenta. Deste modo, as células são capazes de se reparar e regenerar.

Aumento da função hormonal
Com o aumento da função hormonal, nomeadamente dos níveis da hormona do crescimento e da norepinefrina (noradrenalina), dá-se uma maior eliminação da gordura corporal e, consequentemente, uma perda de peso. Assim, há um maior uso da energia e níveis de insulina mais baixos.
Outras vantagens do jejum intermitente
– Aumenta a longevidade;
– Melhora as funções cognitivas e protege de doenças neurológicas, como a demência;
– Controla o aumento de peso e o risco de doenças metabólicas;
– Evita processos inflamatórios e os danos causados pelos radicais livres;
– Equilibra as hormonas.

Desvantagens do jejum intermitente
Sintomas desagradáveis
Longos períodos de jejum podem provocar sintomas como dores de cabeça, tonturas, dificuldade em manter a concentração, alterações de outras doenças e da absorção de certos medicamentos pelo organismo.
Escassez de evidência científica
Este é um método recente que ainda carece de muitos estudos científicos para provar a sua eficácia e segurança.
Não é recomendado para todos
Menores de 18 anos, idosos e indivíduos com índice de massa muscular muito baixo ou com distúrbios alimentares não devem fazer jejum intermitente.

Outras desvantagens do jejum intermitente
– Causa desidratação;
– Provoca stress e insónia;
– Potencia a azia e o mau hálito;
– Causa apatia e cansaço;
– Desenvolve hipoglicemia.
Conclusão
O jejum intermitente é um regime muito exigente e que não é recomendado a toda a gente. Apesar de, no geral, ser uma forma eficaz de perder peso, este tipo de dieta pode ter algumas desvantagens que vale a pena considerar.
Embora possa melhorar a função hormonal e celular do organismo, o jejum intermitente pode pôr em causa o bem-estar do corpo e da saúde, se não for posto em prática da forma mais correta. O jejum intermitente pode interferir no bem-estar físico e psicológicos dos indivíduos, podendo mesmo abrir portas a alguns distúrbios alimentares. Além disso, enquanto o corpo não se adapta a este tipo de dieta, é provável sentir vários sintomas desagradáveis que podem interferir no bem-estar do organismo e na boa execução das tarefas do dia a dia.
Portanto, como em qualquer dieta, mas sobretudo neste regime alimentar, é essencial o acompanhamento por um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista, um personal trainer e em alguns casos um psicólogo.
Quem adota este género de dieta deve fazer exames e análises ao sangue com maior regularidade, de modo a garantir que não se encontra com nenhuma carência nutricional. Além disso, em alguns casos, pode ser aconselhável equacionar a toma de suplementos vitamínicos.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
Leia também:
- Jejum intermitente: tudo o que precisa de saber
- O que acontece se beber uma colher de azeite e limão em jejum?
- Beber vinagre de maçã em jejum faz bem? Nós explicamos.
Bibliografia
LONGO Dan. Effects of Intermittent Fasting on Health, Aging, and Disease. The new england journal of medicine. 38. 26; 2541-2551, 2021
UCI Health. (2020). The benefits of intermittent fasting. https://www.ucihealth.org/blog/2020/01/intermittent-fasting
David Clayton. (2020). Intermittent fasting: if you’re struggling to lose weight, this might be why. https://theconversation.com/intermittent-fasting-if-youre-struggling-to-lose-weight-this-might-be-why-123498
LESSAN Nader, ALI Tomader. Energy Metabolism and Intermittent Fasting: The Ramadan Perspective . Nutrients. 11. 1-15, 2021