O vinagre pode fazer muito mais do que você imagina pelas suas plantas. Confira os 8 usos surpreendentes do vinagre e surpreenda-se. O vinagre é um produto versátil, muito usado nas limpezas. No entanto, muitos desconhecem o potencial deste produto para ajudar plantas. É verdade a utilidade do vinagre é impressionante.
Ele pode ser usado nas plantas de casa, de diversas formas, do controlo de pragas à desinfeção. O vinagre pode ser a solução para diversos problemas que as plantas do seu lar podem apresentar. No presente artigo do NCultura, poderá confirmar que este produto contém propriedades que podem tornar o vinagre no melhor amigo das plantas.
8 usos surpreendentes do vinagre para cuidar das suas plantas
1 – Regula o pH do solo
O vinagre ajuda a regular o pH da terra devido à sua acidez. Portanto, se misturar 1 colher de sopa de vinagre branco com 1 litro de água criará uma solução caseira eficaz para regular o pH do solo. Primeiro, despeje na panela. Depois, regue a planta com esta solução. Este procedimento será benéfico para plantas acidófilas (nomeadamente: ficus, hortênsias ou gardênias, entre outras) que requerem um substrato ácido para sobreviver.

2 – Ajuda as flores a durarem mais
O vinagre também pode ajudar a inibir o crescimento e desenvolvimento de bactérias. Se usar este produto, poderá manter as flores frescas por mais tempo. O procedimento a fazer é simples. Primeiro, numa tigela de água, junte 2 colheres de sopa de vinagre branco. No imediato, acrescente 1 colher de chá de açúcar e misture. Posteriormente, utilize esta solução caseira para preservar as flores cortadas.
O vinagre irá contribuir para que as flores durem mais tempo! Também pode usar sumo de um limão (pela acidez) misturado com água. Fará o mesmo efeito que a solução de vinagre e/ou açúcar.
3 – Limpa as plantas de casa
Com o tempo, as folhas das plantas tendem a acumular sujidades. Por isso, é fundamental realizar uma limpeza nas plantas de interior. O procedimento adequado consiste em misturar uma parte de vinagre com duas partes de água para a criação de uma solução caseira.
Em seguida, aplique a solução com a ajuda de um pano de microfibra ou algodão, passe o pano delicadamente sobre as folhas da planta. Desta forma simples, irá conseguir remover qualquer marca ou sujidade que tenha permanecido! Nesta tarefa, pode usar vinagre de maçã, vinagre de vinho ou vinagre branco. Todos os produtos funcionam.
4 – Ajuda na germinação
Para amolecer com eficácia a casca externa das sementes, que consiste numa membrana dura que interrompe o processo de germinação, pode usar vinagre. O procedimento a realizar é o seguinte… Primeiro, durante a noite, mergulhe as sementes numa tigela com água e 5-8 gotas de vinagre branco. Depois, aguarde, este procedimento ajudará as sementes a germinar mais rápido e de forma mais saudável.

5 – Controlo do mofo
O vinagre contém propriedades que se revelam bastante benéficas para as plantas. Devido ao teor de ácido acético, tartárico e cítrico, o vinagre permite controlar o mofo que pode desenvolver-se em determinadas plantas. Acontece por causa deste ácido caraterístico do vinagre que é excelente nessa função. O procedimento consiste em juntar 2 colheres de sopa de vinagre a uma jarra de 3 litros de água. Em seguida, agite e borrife a área afetada da planta.
6 – Elimina as linhas brancas do vaso
Em flores e plantas que se encontrem guardadas em copos ou vasos, a água pode originar linhas brancas visíveis. Essa reação pode acontecer devido ao calcário e depósitos minerais.
Essas linhas de calcário podem ser eliminadas se embeber um pano em vinagre. Em seguida, esfregue o pano sobre a marca. Posteriormente, antes de limpá-lo, deixe-o descansar ao longo de 5 a 10 minutos.
Aprenda mais sobre plantas:
- Aprenda a tratar das plantas como elas merecem
- 15 Plantas Medicinais para ter em casa
- 10 plantas para decorar a casa muito fáceis de cuidar
7 – Elimina o acumular de sais
Naturalmente, a salinidade causa estragos nos vasos. Ela afeta todos os aspetos da fisiologia e do metabolismo da planta. É necessário intervir nas suas plantas, quando elas apresentam um acumular de sal no solo, porque a alta concentração de sais gera desequilíbrio e stress à planta.
Para ajudar nesta matéria, pode recorrer a uma solução de vinagre e água. Com este truque caseiro, poderá remover o acumular de sais: baste pulverizar a solução no solo e nas raízes da planta para deixar de haver problema.
8 – Limpeza dos vasos de terracota
Os vasos de barro ou terracota podem integrar ambientes internos como em ambientes externos. Estes objetos decorativos são práticos e destacam-se pela elegância. Os vasos de barro ou terracota suportam melhor a humidade do suporte.
No entanto, estes vasos tendem a sujar-se rapidamente. Além disso, não é propriamente fácil de limpar este tipo de vaso. No entanto, o vinagre pode ser a solução. Experimente lavar os vasos com este produto. Verá que o vinagre irá conseguir remover a sujidade acumulada com eficácia. Até conseguirá restaurar a respetiva cor.
Olá, gostei muito das dicas, obrigada.
No entanto, nos pontos 3, 4 e 7 apenas refere “uma tigela”.
Fica se sem saber qual a quantidade ao certo.
Cumprimentos.
Maria