Início Viagem Destinos Uma Viagem de Charme no Comboio Histórico do Douro

Uma Viagem de Charme no Comboio Histórico do Douro

Faça uma viagem no tempo e entre a bordo do Comboio Histórico do Douro para percorrer uma paisagem que é Património Mundial da UNESCO.

_
Uma vez abastecido, é de novo anunciada a partida com um forte aviso sonoro e logo começa a marcha rumo ao último destino: a estação do Tua. São mais 15 a 20 minutos de viagem até lá.

Uma Viagem de Charme no Comboio Histórico do Douro
Uma Viagem de Charme no Comboio Histórico do Douro

Regresso à Régua

A estação do Tua perdeu a vida de outros tempos. Este era o local onde tinha início a conhecida Linha do Tua, que fazia a ligação até Bragança.

Hoje, com a linha desativada, estação vive dos dias em que chegam visitantes — ora do comboio histórico, ora de outras carreiras que levam os turistas a almoçar no pequeno restaurante que existe mesmo junto à margem do rio.

Uma Viagem de Charme no Comboio Histórico do Douro

Esta última paragem dura 45 minutos, tempo suficiente para a locomotiva dar a volta numa das poucas plataformas giratórias ainda existentes em Portugal e para os passageiros degustarem um cálice de moscatel e fazerem algumas compras de produtos regionais nas bancas existentes no interior da estação. Tudo ao som dos cantares regionais que não param desde que a viagem começou.

Uma Viagem de Charme no Comboio Histórico do Douro

O regresso à Régua faz-se a bom ritmo. Pelo caminho vão ficando as encostas do Douro Vinhateiro, com vinhas de perder de vista e um casario imponente que marca o centro das quintas que ali produzem algum do melhor vinho português.

 

O maquinista, incansável, faz bom uso do apito, dando sinal à passagem de cada barco que percorre as águas do Douro. Trocam-se acenos constantes entre quem vai no comboio e quem está no interior das embarcações. Um momento especial, adoçado pelos típicos rebuçados da Régua que, por aquela altura, são oferecidos a bordo.

 

A viagem no Comboio Histórico do Douro tem a duração de aproximadamente 3 horas e para a fazer terá que comprar um bilhete no valor de 42,50€ ou de 19€ para crianças entre os 4 e os 12 anos.

Caso queira entrar a bordo deste passeio pelo Douro poderá fazê-lo até ao dia 31 de Outubro, apenas aos fins de semana. Depois, só para o ano é que a velha locomotiva voltará a percorrer os carris.

Fonte: Via Verde
_

1
2
3

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.