Início Saúde Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

O consumo diário de uma maçã é um hábito que previne problemas de saúde. Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado.

Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado. Há um provérbio britânico que diz “An apple a day keeps the doctor away”. Este provérbio quer dizer “Comer uma maçã por dia mantém o médico afastado”, ou seja, melhora a saúde e evita as doenças.

Logo, escusamos de chamar o médico até nós ou prescindimos mesmo de ir ter com ele. Este provérbio da língua inglesa teve origem no País de Gales. Mas será mesmo verdade que tal aconteça? Fique a sabê-lo!

Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

Uma maçã por dia mantém o médico afastado

O provérbio

O provérbio de Pembrokeshire teve origem em 1866. Contudo, a frase apenas foi cunhada em 1913. Foi na revista Notes and Queries que surgiu a primeira vez este provérbio.

A citação original foi publicada da seguinte forma: “Coma uma maçã ao ir dormir e evitará que o médico ganhe o seu pão.”


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão pela manhã?


Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

A ciência

Logicamente, não há uma associação causa-efeito entre comer uma maçã por dia e as visitas ao médico. Mas é sabido que a maçã é um alimento saudável, que deve ser integrado numa dieta equilibrada. O consumo de maçã é recomendado, pois está associado a diversos benefícios para a saúde. Ele pode ajudar a promover a saúde a longo prazo.

A maçã é um alimento altamente nutritivo. Contém riqueza em nutrientes importantes, nomeadamente fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Numa maçã, podemos encontrar em média 95 calorias. A maçã revela-se ainda uma fonte importante de antioxidantes.

Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

Benefícios

– A maçã permite neutralizar compostos nocivos, os radicais livres. Logo protege das doenças.

– Ela é amiga do coração, reduzindo o risco de contrair doenças crónicas, nomeadamente a doença cardíaca.

– Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, fator de risco para doenças cardíacas.

– O consumo regular de maçãs permite reduzir o risco de sofrer um derrame.

– O consumo regular de maçãs permite reduzir a inflamação e proteger a saúde do coração.

– A maçã contém compostos (nomeadamente antioxidantes e flavonóides) que ajudam a combater determinados tipos de cancro, como o do pulmão, do colorretal, do estômago, da cavidade oral e esófago.

Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

– Ajuda ainda na perda de peso, promovendo uma sensação de saciedade. Assim, ao reduzir a ingestão de calorias, ela permite uma significativa perda de peso.

– A maçã melhora a saúde óssea, gerando um aumento da densidade mineral óssea.

– Reduz o risco de sofrer de osteoporose.

– Melhora a função cerebral, reduzindo o stress oxidativo e retardando os sinais de envelhecimento. Logo, previne o declínio mental.

– A maçã protege da asma, reduzindo o risco de sofrer desta doença.

– Reduz o risco de sofrer de diabetes.

Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

Conclusão

Pode não assegurar a ausência do médico, mas é inegável e irrefutável que a maçã é um produto saudável. Ela seguramente não prejudica a saúde, se for consumida todos os dias de forma moderada.

Apenas o consumo exagerado pode gerar efeitos colaterais indesejados, podendo nesse caso contribuir para problemas digestivos, nomeadamente, gases, inchaço e dor de estômago.

Deve assim comer outro tipo de frutas (nomeadamente: bananas, amoras, mangas, pêssegos, pêras, abacaxis, framboesas, morangos). A maçã deve integrar uma dieta equilibrada, tendo a companhia de outras frutas. Deve comer-se também muitos legumes pois assim, garante um conjunto de nutrientes extremamente benéficos para a saúde.


Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?


Contudo, é importante ter em conta que uma dieta equilibrada é apenas parte essencial do que é uma vida saudável. É um dos alicerces, mas há outros, igualmente importantes, nomeadamente garantir um sono verdadeiramente reparador, de oito horas. Também é importante ter hábitos saudáveis, como evitar o sedentarismo e realizar atividades físicas. A prática de exercício físico deve ser realizada pelo menos três vezes por semana.

Assim, garantirá tudo o que precisa para ter uma vida saudável, criando as condições ideais para o consumo de maçã ter ainda mais efeito no seu corpo.

Uma maçã por dia
Uma maçã por dia mantém o médico afastado, diz o ditado

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.