São autênticos “pedaços” do paraíso. E entre estes pequenos recantos habitados está um que fica em Portugal: 15 lugares encantadores no mundo.
Existem muitos lugares perfeitos para uma viagem ou até mesmo para morar, para quem gosta de sossego. Grande parte deles não é tão conhecida e talvez seja por isso que ainda são lugares tão tranquilos e conservados, que parecem ter saído de contos de fadas.
Veja em baixo 15 lugares que, com sua rica natureza, distância dos centros caóticos das cidades e arquitetura peculiar, são considerados verdadeiros pedacinhos do paraíso.
1 – Giethoorn, Holanda

Também conhecida como a Veneza holandesa, já que fica em canais de água, é uma das aldeias mais incríveis da Holanda. O local tem quase 100 anos de idade, é formado por cerca de 50 pequenas ilhas e a sua população é de pouco menos de 3000 habitantes.
Os meios de transporte mais usados são os barcos, para se deslocarem na água, e as bicicletas, para se deslocarem nas pontes de madeira que conectam as casas.
2 – Bibury, Inglaterra

Conhecida como a vila mais bonita da Inglaterra, Bibury é famosa entre as pessoas que procuram tranquilidade e um lugar especial para conhecer.
Foi fundada no século XVII, e chama atenção por sua arquitetura antiga e falta de qualquer tipo de veículo. O filme “O Diário de Bridget Jones” foi filmado lá.
3 – Marsaxlokk, Malta

Marsaxlokk é uma colorida vila de pescadores na ilha de Malta. Não há tormentas no local, e é por isso que as casas feitas de arenito amarelo ficam tão perto da água, deixando apenas duas pistas – uma para o tráfego de carros e outra para pedestres.
A população, de cerca de 3.000 pessoas, é formada principalmente por pescadores.
4 – Simiane-la-Rotonde, França

É uma comuna francesa, repleta de campos de lavanda, montanhas, pratos mediterrâneos e festivais de verão, sendo um destino perfeito de viagem para quem procura lugares mais tranquilos e não muito cheios.
Uma das principais atrações do lugar é o castelo Agoult, construído no século XII. Em 2010, o número estimado de habitantes era de apenas 584.
5 – Gasaladur, Ilhas Faroé, Dinamarca

A Dinamarca é um local fantástico para se visitar. O povoado de Gasadalur fica num vale entre falésias na ilha de Vagar, que pertence às Ilhas Faroé. Em 2002, a população era de apenas 16 pessoas, e era muito difícil chegar ao povoado.
Dois anos depois, foi construído um túnel para facilitar a chegada das pessoas, o que aumentou o turismo na região.
6 – San Gimignano, Itália

San Gimignano foi fundada no século III antes de Cristo pelos povos etruscos. Era uma minúscula aldeia, tendo-se tornado numa cidade com o passar do tempo. Porém, ainda hoje conserva seu espírito medieval e as suas famosas torres.
7 – Reine Lofoten, Noruega

É uma vila de pescadores com cerca de apenas 350 habitantes. O local possui paisagens surreais e casas coloniais acolhedoras no sopé das montanhas. A aldeia atrai milhares de turistas de vários países do mundo, todos os anos, para admirar a beleza natural do lugar.
8 – Uros – Ilhas flutuantes do lago Titicaca, Fronteira ente Bolívia e Peru

Uma tribo chamada Uru vive na fronteira entre Peru e Bolívia, no lago Titicaca, espalhada em 42 ilhas flutuantes localizadas no lago. A própria tribo construiu as ilhas, que são feitas de totora, o mesmo material dos barcos usados para pescar.
9 – Hallstatt, Áustria

Hallstatt é um dos lugares mais bonitos da Áustria. No local há belas casas rústicas cercadas por um lago azul que é o lar de cisnes. Hallstatte também é cercada por alpes cobertos de neve, sendo um lugar incrível e indispensável num roteiro de viagens.
10 – Üçhisar, Turquia

Uchisar é uma das cidades mais povoadas da região da Capadócia. A maior parte da população vive no povoado, próximo às falésias, mas há pessoas que moram dentro das próprias rochas. O alojamento dentro da rocha mais alta oferece uma vista incrível da cidade.
11 – Alberobello, Itália

Alberobello é uma vila italiana da região da Puglia, província de Bari, com cerca de 10.855 habitantes. É famosa pelo seu complexo composto por 1400 edifícios trulli – construções de telhado cónico características daquela região – que são reconhecidos pela UNESCO como parte do património histórico e humanitário, desde 1996.
12 – Vila de Pescadores em Kaliningrado, Rússia

A vila de pescadores em Kaliningrado é um centro etnográfico, comercial e artesanal, muito voltada também para o turismo. Territorialmente, a Aldeia Pescaria está localizada ao lado da Catedral da ilha de Kant – coração histórico de Kaliningrado.
13 – Longji, China

Os chineses consideram os Terraços de arroz Longji como os mais bonitos do país, e por trás deles estão muitos anos de trabalho. Eles existem desde o século XII, foram construídos nas encostas de montanhas e estão a uma altitude de 1.100 metros.
14 – Vila Flutuante Cua Van, Vietname

É uma das maiores vilas de pescadores do mundo e só é possível chegar de barco. Apenas pescadores vivem nesta linda aldeia de casinhas coloridas, que fica na baía de Halong.
15 – Monsanto, Portugal

É conhecida como a “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”. Um provérbio famoso do local é: “em Monsanto, nunca se sabe se a casa nasce da pedra ou se a pedra nasce da casa”.
Isso por que a arquitetura local possui muitas pedras, que estão nas paredes e telhados das casas. Até mesmo as ruas estreitas parecem ter sido esculpidas em pedra.
_
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa
É português um dos 10 destinos mais sinistros para viajar estas férias