Um dos 13 locais em Colina mais Bonitos da Europa é português
Foi considerado pela CNN um dos locais em colina mais bonitos da Europa. Há outros 12, da Espanha à Croácia. Venha conhecê-los e veja o que têm de especial.
A vila histórica, a olaria de São Pedro do Corval, os monumentos megalíticos, o ensopado de borrego e o gaspacho, as vinhas, os observatórios do céu noturno e o Alqueva ali ao lado. Tudo isto levou a britânica CNN a considerar Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, uma das mais bonitas povoações em colinas da Europa.
A terra do menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, volta assim a ficar na mira da imprensa internacional quatro anos depois de a National Geographic norte-americana ter colocado Monsaraz na lista dos 21 melhores destinos do mundo para visitar em 2014.
Para completar esta lista, a CNN diz ter ido em busca de “colinas pitorescas” e “vilas vertiginosas” com paisagens de cortar a respiração. Encontrou-as no Alentejo, mas também no pôr-do-sol de Santorini (Grécia), nas profundezas dos Alpes austríacos e nos prados ingleses.
Ao descrever Monsaraz, a CNN escreve: “Considerada uma das povoações mais antigas de Portugal, a colina onde Monsaraz fica foi ocupada por uma série de conquistadores diferentes ao longo dos anos, desde mouros a visigodos”.
Depois da introdução histórica, o canal norte-americano explica porque se deixou encantar por esta cidade portuguesa: é que Monsaraz tem muralhas que “oferecem uma vista enorme para os olivais circundantes e para a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente é bebe-se melhor num pequeno café enquanto se observa o pôr-do-sol”.
Veja a lista completa:
Arcos de la Frontera, Espanha

Com um castelo mouro do século XI, esta cidade é famosa pelas casas brancas, basílicas e imponentes igrejas.
Civita Di Bagnoregio, Itália

É um planalto com uma pequena cidade no topo, toda com estruturas pitorescas e casas de pedra. Foi construída há 2500 anos.
Mdina, Malta

Esta cidade fortificada foi em tempos capital deste país mediterrâneo. Não há carros em Mdina, dominada por mosteiros, conventos, igrejas e palácios.
Mont St. Michel, França

É um ilhote rochoso no rio Couesnon, na Mancha. O mosteiro, em homenagem ao arcanjo Miguel, foi construído no século VIII. Quando a maré baixa, é possível passar a pé.
Bardi, Itália

Perto de Parma, o Castello dei Landi foi construído no topo de uma rocha na região norte italiana.
Bad Gastein, Áustria

Nas profundezas dos Alpes austríacos, Bad Gastein é procurada por causa das suas termas. É também famosa pelos desportos na neve.
Grindelwald, Suíça

É uma típica vila suíça com chalés de madeira e bons locais onde praticar esqui.
Beames de Venise, França

É uma aldeia dominada por vinhas e com um grande parque de campismo para caravanas.
Heptonstall, Yorkshire, Inglaterra

Com uma vista imensa para Calder Valley e coberta de prados, Heptonstall é uma típica aldeia inglesa com casas dispersas feitas de pedra.
Taormina, Sicília, Itália

É onde fica o Teatro Antico, o segundo maior teatro grego da Sicília. Tem vista para o Monte Etna.
Groznjan, Croácia

É conhecida por “a cidade dos artistas” porque nos anos 50 muitos músicos, pintores e pensadores vieram morar para aqui. Também é uma cidade de vinhas.
Monsaraz, Portugal

É a única entrada portuguesa na lista da CNN. Aqui pode visitar o castelo, o cromeleque de Xerez e outros monumentos megalíticos.
Oia, Santorini, Grécia

Casas brancas, moinhos e igrejas de cúpula azul fazem desta cidade na ponta norte da caldeira de Santorini uma das mais bonitas da Europa para a CNN.