Início Saúde Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

É o melhor amigo dos desportistas. Saiba por que o ovo é tão especial. Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo.

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo. O ovo é um alimento distinto, que é extremamente útil de ter em casa. Além de ser um produto muito estimado por ser extremamente versátil e por integrar inúmeras receitas, o ovo tem características únicas, por isso é considerado indispensável para muitos desportistas e adeptos de uma vida saudável.

Mas o que tem o ovo de tão especial? O ovo tem propriedades distintas que o tornam num alimento único e distinto, com propriedades que estão na origem de diversos benefícios para a saúde. Quer saber mais sobre o melhor amigo dos desportistas?

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Propriedades do ovo

Existem diversos tipos de ovos (avestruz, codorniz, …), provenientes de diferentes animais. Os mais comuns e mais consumidos são os de galinha.

O ovo é um produto complexo e bastante completo. É composto por clara e por gema. Ambas as partes têm características bem distintas e são frequentemente usadas em separado, em receitas distintas, podendo mesmo ser usadas para duas criações gastronómicas diferentes. Por exemplo, as claras para o molotof e as gemas para um pudim.


Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?


O ovo, em si, no seu conjunto, revela-se uma autêntica “poção mágica”, cheia de preciosos nutrientes (nomeadamente proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais) que se revelam extremamente benéficos para a saúde.

O ovo é um alimento rico em ácidos gordos saturados e insaturados. É um alimento calórico, portanto deve ser consumido com moderação. Como é considerado uma proteína de alto valor biológico pode, por exemplo, substituir a carne.

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Tabela de valor nutricional do ovo, cozido (ovo 60,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 8 kcal 0,4 %
33 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,3 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares < 0,1 g 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar 0,5 g 0,2 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,2 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Questões relevantes sobre o ovo

Sendo o ovo um alimento calórico, mas saudável, ele engorda ou emagrece?

Como qualquer alimento calórico, o ovo deve ser consumido de forma estratégica e os seus efeitos dependem também da forma como ele é comido, do acompanhamento, se está como complemento ou produto principal no prato,…

Se for consumido em excesso, pode realmente ter um efeito negativo no peso corporal, a menos que seja compensado com muita atividade física. Contudo, recomenda-se um consumo moderado do ovo. Se houver estratégia na forma como é ingerido, ele também pode ser incluído em dietas de emagrecimento, pois é um alimento que agrega ao seu bom valor nutritivo um ótimo valor proteico.

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Como pode o ovo ser consumido?

O ovo pode ser consumido de diversas formas. Pode ser consumido cru (muitos desportistas o fazem. Contudo, é contraindicado pelo Ministério da Saúde, pois aumenta o risco de contaminação por salmonella); pode ser consumido cozido (seja frio ou quente, esta é a forma mais saudável de consumir o ovo, pois não leva óleo ou azeite); pode ser consumido frito (tenha o cuidado de não abusar do óleo, pois isso gera um aumento do valor calórico da refeição.

Basta untar a frigideira antiaderente com um pouco de azeite); pode ser consumido como omelete ou mexido (combinado com outros ingredientes, nomeadamente legumes, enchidos e queijos. Recomenda-se o uso de panelas antiaderentes para se dispensar o uso de óleo ou azeite); e pode ainda ser consumido escalfado (a menos popular).

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Qual a quantidade de colesterol presente no ovo?

Existem 356 mg de colesterol em apenas 100 gramas da parte comestível do ovo de galinha. Se tivermos em conta que a quantidade diária recomendada é de 300 mg, facilmente constatamos que um mero ovo já a ultrapassa. Esse facto levou a que o ovo adquirisse má fama (nomeadamente entre alguns nutricionistas).

Posso (ou devo) comer ovos diariamente?

De acordo com a American Heart Association, deve comer-se 1 ou 2 ovos diariamente. Contudo, não se pode dizer que haja um consenso sobre qual o número de ovos a consumir por dia. Por exemplo, pessoas com determinados problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto ou problemas cardíacos devem reduzir o seu consumo ao máximo de um ovo por dia (ou até menos…).

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Benefícios do ovo

Boost energetico

Os ovos produzem energia para as células do corpo, por conterem vitaminas e minerais.

Melhora o sistema imunológico

Por este alimento ter na sua composição vitaminas e minerais essenciais para as células de defesa, ele melhora o sistema imunológico, tornando-o mais saudável.

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Reduz o risco de doenças cardíacas

Os ovos podem desempenhar um papel fundamental na redução do risco de problemas no coração, nomeadamente por ter colina.

Melhora a saúde cerebral

O funcionamento regular das células nervosas melhora com o consumo de ovos, pois eles são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a regular atividades cerebrais, como a memória.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão pela manhã?

Melhora a saúde ocular

O consumo de ovos contribui para prevenir a degeneração macular dos olhos – principal causa das cataratas relacionadas com a idade – e a retinose pigmentar, pois contêm luteína e zeaxantina (carotenoides).

o que precisa saber sobre o ovo
Descubra tudo o que precisa saber sobre o ovo

Contribui para o emagrecimento e controlo do peso

O consumo de ovo reduz a ingestão total de calorias e diminui a tentação de comer, por isso contribui para o controlo do peso. Ele prolonga a sensação de saciedade, logo faz com que uma pessoa se sinta saciada e sem vontade de petiscar.

Tal deve-se à alta qualidade de proteína dos ovos que levou a que fosse criada a Dieta do Ovo, que nem sempre é recomendada, havendo muitos defensores e muitos críticos desta dieta.

Contribui para a formação muscular

O funcionamento dos músculos melhora com o consumo de ovos, pois a proteína contida neles ajuda os músculos nas suas funções. Também colabora na manutenção e crescimento da quantidade de massa magra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.