Início Histórias Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Carlos Paião enterrado vivo? Chineses não morrem em Portugal? Ratos no Convento de Mafra? Dos 10 mitos urbanos que selecionamos, veja em quantos acreditou.

Mitos Urbanos em Portugal
Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Carlos Paião enterrado vivo? Chineses não morrem em Portugal? Ratos no Convento de Mafra? Dos 10 mitos urbanos que selecionamos, veja em quantos acreditou.

Tudo mentira, mas não só acreditamos como ajudamos muitas vezes a propagar estes boatos que se convertem em autênticos mitos urbanos.

1 – Ratos gigantes

10 Mitos Urbanos em Portugal
Subterrâneos em Mafra – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Ratos gigantes, albinos e vorazes, nos quatros andares subterrâneos (embora só exista um nível, na verdade) do Convento de Mafra, alimentados com cadáveres de cães, gatos e vacas, pelos militares da Escola Prática de Infantaria para que não invadissem as ruas.

2 – Tráfico de orgãos

10 Mitos Urbanos em Portugal
Loja chinesa – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Adolescentes que são apanhados em lojas chinesas, wc’s em discotecas ou crianças em grandes superfícies, que depois são encontrados com uma cicatriz e teriam sido raptados para tráfico de órgãos.

3 – Os chineses não morrem

10 Mitos Urbanos em Portugal
Funeral chinês em Vila do Conde – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Os chineses não morrem nem há funerais de chineses em Portugal. E sugere-se que os corpos são desmembrados para os pratos de chop suey, ou ocultados, para que os documentos possam ser usados por imigrantes ilegais.

4 – Catherine Deneuve

10 Mitos Urbanos em Portugal
10 Mitos Urbanos em Portugal

Um político influente, carinhosamente apelidado de Catherine Deneuve, passeava-se no Parque Eduardo VII, zona de prostituição e pedofilia. A notícia sempre correu entre os meios jornalísticos e surgiu pela primeira vez no jornal francês Le Point, em 2003, a propósito do caso Casa Pia. Nada foi apurado pela procuradoria.

5 – Diogo Infante

10 Mitos Urbanos em Portugal
Notícia proveniente do Brasil – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

O ator Diogo Infante teria um caso com José Sócrates. Surgiu estranhamente no Brasil, através de um cronista social e em plena campanha eleitoral de 2005. O boato, lançado com motivos perversos, teve um efeito contrário: Sócrates conquistaria a maioria absoluta.

6 – Laura Diogo

10 Mitos Urbanos em Portugal
Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Laura Diogo, das Doce, foi parar ao hospital depois de ter passado a noite com o futebolista Reinaldo, nos anos 80. O boato foi devastador para a família e profissão de ambos, que saíram do País e “mudaram de ramo”.

7 – Arrastão em Carcavelos

10 Mitos Urbanos em Portugal
Arrastão em Carcavelos – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

A 10 de junho de 2005, todos os noticiários abriram com uma notícia que parecia importada do Rio de Janeiro: cerca de quinhentos jovens espalharam o pânico com roubos e ameaças entre os veraneantes.

Um arrastão em Carcavelos. Mas tratara-se apenas de focos de tensão e incidentes avulsos entre grupos de jovens. Resultado: uma única participação de roubo e quatro detenções.

8 – A Guerra dos Mundos

Guerra dos Mundos – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Inspirado na leitura dramatizada de Orson Welles da Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, em 1938, que gerou o pânico de invasão extra-terrestres na Costa Leste dos EUA, também o locutor português Matos Maia, em 1958, levou os ouvintes a crerem que Carcavelos estava a ser invadido por marcianos. Na América, Welles ficou famoso; em Portugal, o locutor foi interrogado e admoestado pela PIDE.

9 – Carlos Paião enterrado vivo

Carlos Paião – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Carlos Paião enterrado vivo, um dos mitos mais conhecidos e dado como verdadeiro por quase toda a gente. Diz a lenda que exumaram o corpo e que os ossos dele estavam numa posição estranha e que o caixão estava arranhado e com pedaços de unhas lá cravados. Não se sabe bem como surgiu este mito urbano mas o que é certo é que é mentira, o corpo foi autopsiado antes de ser enterrado.

10 – Mário Soares

Mário Soares – Top 10 dos Mitos Urbanos em Portugal

Um ano antes da revolução, a PIDE pôs a circular o boato de que Mário Soares (então exilado) havia pisado a bandeira portuguesa. Por mais desmentidos efetuados, alguns bastante enfurecidos e ameaças de processo judicial, o boato continuou a perseguir Soares até ao século XXI.

FONTE: Mitos Urbanos e Boatos, de Susana André (Teorema)

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

É português um dos 10 destinos mais sinistros para viajar estas férias

É português um dos 15 locais desconhecidos e surpreendentes

9 países fantásticos onde ninguém vai
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.