O jornal britânico The Telegraph dedicou um artigo à capital portuguesa e elegeu 23 razões para visitar Lisboa. Saiba quais são.
Lisboa subiu 10 lugares na categoria das Melhores Cidades do Mundo, no ano passado, no Telegraph Travel Awards, votado por mais de 90.000 leitores. Hoje ocupa o 16º lugar e estas são as razões para tanta popularidade.
01 – Há ótimos restaurantes

Em 2015, Lisboa tinha uma estrela Michelin e até 2016, mais três restaurantes receberam a sua primeira estrela – LAB de Sergi Arola, Loco e Alma – reforçando a crescente reputação culinária de Lisboa.
Existem atualmente quatro estabelecimentos de uma estrela na cidade e um – Belcanto – com duas.
02 – É uma das cidades mais antigas do mundo

Aqui poderá sentir a sua antiguidade agarrada a todos os cantos, especialmente no bairro de Alfama.
Foi quase totalmente destruído pelo terremoto em 1755, mas foi (felizmente) reconstruído. Isto faz de Lisboa um verdadeiro banquete para os visitantes famintos de história.
03 – É uma cidade barata

A publicação considera que o custo de vida é “bastante bom comparado com os vizinhos europeus”. Lisboa é a nona cidade mais barata da Europa.
04 – A cerveja não é cara

Uma garrafa do néctar de âmbar pode custar tão pouco quanto € 2 (£ 1,81) em restaurantes e cafés, de acordo com a pesquisa no ano passado.
Curiosidade sobre a cerveja: Lisboa foi o primeiro lugar do mundo a importar a Guinness do Reino Unido. Hoje exporta para 120 países.
05 – Há Vinho do Porto em abundância

A bebida nacional de Portugal, port ou porto, é abundante na cidade. O Vinho do Porto é mais caro do que a cerveja, mas vale a pena. Mesmo se não gostarem de beber, podem apreciar a quantidade de garrafas – algumas com mais de 100 anos – o que pode ser divertido.
06 – A paixão pela descoberta

Lisboa é tão orgulhosa quanto o seu papel na Era dos Descobrimentos, com a cidade a ser o ponto de partida para dezenas de viagens exploratórias em todo o mundo, incluindo a expedição de Vasco da Gama à Índia, em 1497.
O Padrão dos Descobrimentos, um grande monumento na margem norte do Tejo, celebra esse facto: apresenta estátuas de primeiros navegantes a espreitar para o mar, lideradas por Henrique, o Navegador.
07 – Elétricos centenários

A cidade ainda mantém os elétricos em madeira e funiculares em ferro, centenários, que subiam e desciam pelas ruas estreitas. Vê-los circular é uma alegria, enquanto os trilhos de metal em ruas sinuosas de paralelepípedos são exemplares do caráter nostálgico de Lisboa.
08 – É possível dormir num Palácio

Escondido atrás de um discreto conjunto de portas vermelhas, empoleirado no topo de uma colina dentro das muralhas do castelo medieval de São Jorge, um notável palácio que data de 1449.
É o Palácio Belmonte que já foi uma residência nobre e agora é um museu vivo, acessível apenas para os hóspedes numa das 10 suítes de luxo que oferece, com as melhores vistas da cidade.
09 – Tem livrarias pitorescas

Certifique-se de parar na Bertrand, que detém o Recorde Mundial do Guinness como sendo a mais antiga livraria do mundo.
Lisboa também abriga uma das menores livrarias do mundo: a Livraria do Simão, com pouco menos de quatro metros quadrados. Como por magia, a pequena loja ainda consegue exibir cerca de 4 mil livros.
10 – E bares com mesas sagradas

Martinho da Arcada, um dos cafés mais antigos de Lisboa, já foi o local favorito para o chá da tarde do famoso poeta Fernando Pessoa.
Ele morreu em 1935, mas a mesa onde ele sempre se sentou foi reservada e mantida vazia, desde então – e não importa o quão ocupado o café fique.
11 – Existe um elevador ‘assustador’

Situado no final da Rua de Santa Justa, o elevador do Carmo é o único elevador vertical convencional restante na cidade. Tem sido uma atração para os visitantes desde que foi concluído em 1902.
12 – Barracas com comida

“Se pensou que os espanhóis fazem bem as salsichas, espere até experimentar as que são feitas em Portugal”
A segunda praça de Lisboa, a Praça da Figueira, costuma ser palco de um mercado repleto de barracas de comida que enchem o ar com os aromas de enchidos.
(cont.)