Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 329

Teste de Língua Portuguesa 329

Conheça a efeméride do dia 17 de abril, quando em 1942 as capitulações de Santa Fé foram assinadas. Depois, faça o teste de língua portuguesa 329.

Teste de Língua Portuguesa 329
Teste de Língua Portuguesa 329

Conheça a efeméride do dia 17 de abril, quando em 1942 as capitulações de Santa Fé foram assinadas. Depois, faça o teste de língua portuguesa 329.

As capitulações de Santa Fé são assinadas no dia 17 de abril de 1492. Espanha e Cristóvão Colombo assinam acordo para viagem à Ásia, com o objetivo de adquirir especiarias.

Exigências

Colombo demorou a ver as suas condições aceites, pois exigia demasiados títulos e privilégios. Os portugueses procuravam alcançar o continente asiático na direção oposta ao que estava planeado por Colombo. Por isso, além dos Reis Católicos estarem pouco dispostos a conceder tantas regalias, também consideraram a proposta pouco convincente e credível.

Foram vários anos entre o início das negociações e a sua conclusão, com várias recusas ao longo do processo. Só depois da conquista de Granada é que houve disponibilidade para avançar com o projeto.

Capitulações de Santa Fé

Os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, assinaram no dia 17 de abril de 1492 um documento que ficou conhecido como “Capitulações de Santa Fé”, formalizando o contrato com Cristóvão Colombo, aceitando que este efetuasse uma viagem de exploração do Atlântico. Santa Fé, região próxima de Granada, foi o local onde o documento foi emitido.

Vantagens

Nesse acordo, Colombo adquiria o título de Almirante das ilhas ou terra firme que descobrisse (ficando este cargo garantido para si e para os seus descendentes) e recebia também o título de vice-rei e governador-geral das mesmas ilhas ou terra firme.

Além dos títulos, Colombo ficava com 10% de todos os lucros que viessem a ser retirados dos territórios conquistados. O navegador ficava ainda com autoridade para resolver todos os conflitos de teor mercantil que surgissem nesse empreendimento. O último ponto previa a opção de Colombo contribuir para o financiamento de futuras expedições.

Ásia

A operação foi um sucesso comercial, mas o objetivo inicial não foi alcançado. Não chegaram à Ásia, mas sim à América, a um novo continente que até então era pura e simplesmente desconhecido.

Não tinha as riquezas da Ásia, mas tinha outras. Face às riquezas encontradas, Colombo tornar-se-ia o homem mais rico do mundo, se os Reis Católicos honrassem o contrato estabelecido. Por isso, estes desrespeitaram os termos das Capitulações e assumiram o comando da colonização das Antilhas, acontecimento que gerou conflitos entre ambas as partes.

Herança

Os conflitos continuaram mesmo após a morte de Colombo. Diogo, filho de Colombo, conseguiu o reconhecimento dos seus direitos como vice-rei das Índias, após uma longa batalha. Contudo, a extensão e a amplitude do que conquistou foram bem menores do que o acordado com Colombo nas Capitulações de Santa Fé.

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.