Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 327

Teste de Língua Portuguesa 327

Conheça a efeméride do dia 15 de abril quando Jackie Robinson marcou o fim da segregação racial. Depois, faça o teste de língua portuguesa 327.

Teste de Língua Portuguesa 327
Teste de Língua Portuguesa 327

Conheça a efeméride do dia 15 de abril quando Jackie Robinson marcou o fim da segregação racial. Depois, faça o teste de língua portuguesa 327.

A 15 de abril de 1947, Jackie Robinson marcou o fim da segregação racial no basebol americano. O atleta afro-americano fez a sua estreia pelos Brooklyn Dodgers, deixando marca na MLB.

Jackie Robinson (1919-1972)

Nascido no dia 31 de janeiro de 1919, no estado da Geórgia (mais especificamente no Cairo), Jackie Robinson (J.R.) não teve uma infância fácil. O seu pai, que era trabalhador de uma plantação, abandonou a família tinha ele apenas seis meses. A mãe, doméstica, teve de começar uma nova vida, por isso viajou de comboio com os seus 5 filhos (incluído J.R.) e mudou-se para Pasadena.

A mãe e o apoio de um sacerdote e ainda de um vizinho especial impediram que J.R. fizesse um percurso errático, aconselhando-o a dedicar as suas energias a uma carreira desportiva. J.R. veio a tornar-se num basebolista marcante no desporto americano, mas ainda se aventurou noutros desportos como futebol, ténis, basquetebol, corrida e ténis de mesa.

Os seus excelentes resultados permitiram-lhe que fosse aceite sem restrições pela comunidade branca, numa época em que a segregação racial era geral e evidente.

Percurso

O seu percurso foi diferente: destacou-se como atleta nos liceus de Pasadena; rejeitou vários  convites de instituições universitárias; e optou por ingressar na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde se destacou em diversos desportos. Para assumir o cargo de diretor desportivo na Administração Nacional de Juventude, deixou a Universidade, em 1941.

Contudo, movido pelo sonho de ser atleta profissional, integrou uma equipa multirracial de futebol americano nesse mesmo ano e, por isso, mudou-se para o Hawai. Porém, teve que fazer o sacrifício de trabalhar durante a semana como operário na construção civil e jogar ao fim de semana.

Depois de um período em que regressa aos EUA e passa pelo exército (1942), ele tem um percurso como diretor, como treinador de basquetebol e, só em 1947, dá início à sua carreira desportiva profissional no basebol.

Basebol – A marca

A equipa Kansas City Monarchs, da Liga Americana para Negros, foi a sua primeira experiência. Brilhou e encantou Branch Rickey, presidente dos Brooklyn Dodgers. Jackie jogou primeiro nos Montreal Royals (do Canadá) que militavam numa liga inferior, mas pertenciam aos Brooklyn Dodgers.

Em 1947, Jackie integrou os Dodgers, tornando-se no primeiro afro-americano a jogar na Major League Baseball (MLB). Foi no dia 15 de abril de 1947 que Jackie Robinson assinou pela equipa e esse gesto implicou o fim da segregação racial no basebol americano. Foi o melhor rookie (estreante) do ano e tornou-se campeão nacional.

Títulos e honras

A sua carreira foi bem sucedida e acabou por conquistar o campeonato por 6 vezes, tendo o ano de 1949 sido especial, pois ele foi eleito o jogador mais valioso da temporada. Integrou o Hall of Fame do Basebol (Galeria de Notáveis), deixando a comunidade negra norte-americana bastante orgulhosa.

Ele teve honra de ver a sua camisola 42 ser retirada pelos Dodgers (hoje em Los Angeles). A própria liga presta-lhe homenagem anualmente, a 15 de abril, data da assinatura do contrato. Esse é o Dia de Jackie Robinson, momento especial em que todos (jogadores, árbitros e treinadores) envergam o número 42 nas costas do seu equipamento.

A morte

No dia 24 de outubro de 1972, Jackie Robinson foi vítima de um ataque cardíaco e morreu na sua casa em Stamford, no Connecticut.

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.