Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 326

Teste de Língua Portuguesa 326

Conheça a efeméride do dia 14 de abril, quando ocorreu o histórico atentado a Abraham Lincoln. Em seguida, não perca o teste de língua portuguesa 326.

Teste de Língua Portuguesa 326
Teste de Língua Portuguesa 326

Conheça a efeméride do dia 14 de abril, quando ocorreu o histórico atentado a Abraham Lincoln. Em seguida, não perca o teste de língua portuguesa 326.

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln nasceu no Kentucky, América do Norte, precisamente no dia 12 de fevereiro de 1809. Proveniente de uma família humilde, Abraham Lincoln vivia com os seus pais, Thomas e Nancy Hanks Lincoln, quando estes se mudaram para Indiana.

Posteriormente, já sem os seus pais, foi viver para New Salem (Illinois), cidade onde trabalhou como empregado de balcão e, depois, como agente dos correios.

Posteriormente, tornou-se deputado estatal (integrado no partido Whig) em 1834 e seguiu o seu percurso chegando a membro do Senado, na década seguinte. Aquele que ficou para a história como o 16.º presidente dos Estados Unidos da América chegou a fazer serviço militar, tendo sido capitão, quando participou naquela que ficou conhecida como a Guerra de Black Hawk.

O acontecimento

Numa sexta feira Santa, Abraham Lincoln fez-se acompanhar da mulher, Mary Todd Lincoln, e do major Henry Rathbone (que se fazia acompanhar da sua noiva Clara Harris). Todos se dirigiram ao Teatro Ford para assistir a uma peça de teatro.

Este dia 14 de abril de 1865 tinha tudo para ser um dia comum, mas não foi. Durante a apresentação Lincoln foi assassinado. John Wilkes Booth entrou no camarote presidencial e atingiu o presidente com um tiro na nuca. O guarda-costas do presidente ausentou-se no intervalo da peça e esse momento foi aproveitado pelo assassino que conseguiu atingir o seu objetivo. Depois, colocou-se em fuga, beneficiando da confusão instalada com o trágico acontecimento.

A morte

O presidente Lincoln foi levado para uma casa próxima, mas os médicos nada puderam fazer perante um ferimento com aquela gravidade. Por isso, a morte de Abraham Lincoln foi declarada na madrugada seguinte, às 7h22m do dia 15 de abril.

John Wilkes Booth

Booth chegou a planear (juntamente com um grupo de conspiradores) o rapto do presidente. Contudo, optou pelo assassinato do presidente Lincoln, do vice-presidente e do secretário de estado.

Este homem que permaneceu em fuga ao longo de 12 dias era um ator medíocre. Era originária do estado do Maryland, opositor da abolição da escravatura e um simpatizante da causa da Confederação. Na época, havia uma guerra entre um conjunto de estados do Sul (Confederação) e a União dos Estados Unidos da América. O desfecho da guerra já estava concluído. A Confederação já tinha perdido. O general Robert Lee, que era o principal estratega da Confederação, já se tinha rendido cinco dias antes, na sequência de várias derrotas militares.

John Wilkes Booth foi morto num tiroteio, depois de ter sido encontrado numa quinta a mais de 100 km de Washington. Matou um presidente, mas não conseguiu os efeitos pretendidos. A Confederação já tinha perdido a guerra. Lincoln tornou-se um autêntico herói nacional, defensor de causas nobres, símbolo da liberdade e mentor da abolição da escravatura.

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.