Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 325

Teste de Língua Portuguesa 325

Conheça a efeméride do dia 13 de abril quando Sidney Poitier se tornou o primeiro afro-americano a vencer um Óscar. Depois, faça o teste de língua portuguesa 325.

Teste de Língua Portuguesa 325
Teste de Língua Portuguesa 325

Conheça a efeméride do dia 13 de abril quando Sidney Poitier se tornou o primeiro afro-americano a vencer um Óscar. Depois, faça o teste de língua portuguesa 325.

O ator

Sidney Poitier (1927) é um ator americano que demonstrou grande capacidade, interpretando diversos papéis. Desempenhou também outras funções, tendo sido realizador e produtor. Foi ainda um diplomata norte-americano.

Encarnou diversos personagens, mas foi o papel de protagonista no filme Lilies of the Field (1963) que fez com que tivesse conquistado um lugar na história do cinema ao ser o primeiro afro-americano a vencer um Óscar.

A vida

Sidney Poitier teve como pais um casal de agricultores de Cat Island, Bahamas. A um

nascimento prematuro que ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1927, num veleiro que ia a caminho de Miami, Flórida, Estados Unidos da América, seguiu-se uma infância pobre. Aos 15 anos foi morar com seu irmão mais velho, em Miami.

A cor da sua pele não o ajudava. Sentiu a discriminação racial com o mau tratamento que recebeu nas ruas de Miami, despertando nele uma determinação para criar oportunidades para os negros. Com 18 anos, Sidney Poitier mudou-se para Nova Iorque, onde teve que agarrar-se a diversos trabalhos que apareciam.

O filme

Lilies of the Field (1963) foi traduzido para português como Os Lírios do Campo. No Brasil, ficou conhecido como Uma Voz Nas Sombras. Foi nesse filme de Ralph Nelson, que Sidney Poitier se destacou ao interpretar o papel de Homer Smith, um homem que sabia fazer um pouco de tudo e que viajava sem destino.

Ele estava de passagem pelo remoto deserto do Arizona, quando algo inesperado se desenrola. O encontro com 5 freiras que pretendiam construir uma igreja no deserto revelou-se importante para todos. Ele era a resposta às preces delas. Tinha finalmente aparecido o homem que as ajudaria a tornar real o sonho da igreja. Pelo seu notável desempenho, Sidney Poitier venceu o óscar de melhor ator, em 1964.

O óscar

Sidney Poitier venceu o Óscar de Melhor Ator pelo filme de Lilies of the Field (1963). Um homem alto, bem vestido, de sorriso fácil, Sidney Poitier impôs o seu nome entre as estrelas do cinema da época.

Ficou para a história da Academia por ter sido o primeiro afro-americano a vencer um Óscar de melhor ator. Foi no dia 13 de abril de 1964. Anteriormente, já tinha sido indicado para melhor ator em The Defiant Ones (Os Audaciosos), de 1958. Denzel Washington sucedeu-lhe 45 anos depois, tendo vencido o óscar de melhor ator em Training Day (2001).

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.