Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 323

Teste de Língua Portuguesa 323

Conheça a efeméride do dia 11 de abril quando Guilherme III e Maria II se tornaram reis da Grã-Bretanha. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 323.

Teste de Língua Portuguesa 323
Teste de Língua Portuguesa 323

Conheça a efeméride do dia 11 de abril quando Guilherme III e Maria II se tornaram reis da Grã-Bretanha. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 323.

As famílias reais são fascinantes, havendo histórias marcantes. Destinos traçados, príncipes e princesas que se casam numa união movida por interesses políticos. Guilherme III e Maria II eram familiares diretos, mas o casamento de ambos permitiu desenlaces que selaram o destino de diferentes países.

Guilherme III

Guilherme III teve como pai Guilherme II e como mãe Maria, Princesa Real, cujo pai era o rei, Carlos I de Inglaterra. Ao nascer Guilherme III herdou do seu pai o Principado de Orange. Tornou-se Rei de Inglaterra e Irlanda (como Guilherme II) e Rei da Escócia (como Guilherme II) a partir de 1689.

Maria II (1662 -1694)

Maria II era filha de Jaime II de Inglaterra e Ana Hyde, Duquesa de Iorque e Albany. Ambos tinham sido convertidos ao catolicismo. No entanto, Maria e a sua irmã Ana seguiram as ordens do tio Carlos II, tendo ambas sido criadas como protestantes. Foi Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Casamento

Guilherme III e Maria II eram primos, mas casaram-se. Ao realizar um casamento com a sua prima direta Maria (que como vimos era filha mais velha de Jaime, Duque de Iorque), Guilherme visou melhorar sua posição, durante a sua guerra contra a França do todo poderoso Luís XIV. Foi o bispo Henrique Compton que casou ambos a 4 de novembro de 1677. O casal não teve filhos em conjunto. Maria até engravidou, contudo sofreu um aborto e uma doença que a impedia de voltar a engravidar.

Guerras

Foram várias as guerras entre ambos. Um confronto que era muito mais do que um confronto entre duas forças militares. Era também uma guerra de fé, uma oposição entre potências europeias protestantes e católicas.

“Revolução Gloriosa”

Ser um defensor do protestantismo fez com que fosse mais estimado em Inglaterra do que o Rei Jaime, que era católico. Por isso mesmo, sendo a maioria britânica protestante, o Rei Jaime não gozava de grande popularidade, enquanto Guilherme beneficiou desse contexto, tendo sido praticamente convidado por um grupo influente de políticos e religiosos a invadir a Inglaterra, tornando-se assim rei de Inglaterra.

Governou em conjunto com Maria II os destinos de Inglaterra, na sequência da “Revolução Gloriosa”. Reinaram em conjunto como co-monarcas, tendo a coroação sido realizada no dia 11 de abril de 1689. Guilherme permaneceu como o único monarca (até à sua morte), depois de Maria ter morrido em dezembro de 1694, acontecimento que o marcou. Abandonou a única amante que teve (Elizabeth Villiers) e nunca mais casou.

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.