Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 321

Teste de Língua Portuguesa 321

Conheça a efeméride do dia 9 de abril, quando a Geórgia se tornou independente da União Soviética. Depois, aventure-se no teste de língua portuguesa 321.

Teste de Língua Portuguesa 321
Teste de Língua Portuguesa 321

Conheça a efeméride do dia 9 de abril, quando a Geórgia se tornou independente da União Soviética. Depois, aventure-se no teste de língua portuguesa 321.

A Geórgia declarou-se independente da União Soviética e começou a orientar o seu destino em 1991. Este país, que conta atualmente com 4,6 milhões de habitantes, é um pequeno Estado independente, desde o momento em que declarou independência da União Soviética, precisamente desde o dia 09 de abril de 1991.

Factos

A Geórgia está localizada na região do Cáucaso do Sul. Nas suas fronteiras terrestres, está a Rússia (a norte), a Turquia (a sul), a Arménia (a sul, também) e o Azerbaijão (a leste). O Mar Negro está presente em parte da Geórgia. Este país com, pelo menos, 4,6 milhões de habitantes tem como capital Tbilisi. O seu território tem uma área de cerca de 69.700 km².

Abecásia

Presente no que poderia ser a Geórgia está Abecásia. Esta é uma república autónoma, localizada no norte da Geórgia. Contudo, declarou-se independente da Geórgia no fim da guerra civil de 1992-1993. A sua capital é Sukhumi.

Abecásia permanece, assim, um curioso “empecilho político”, pois mantém-se de facto independente da Geórgia e com grande parte do controlo do seu território. A sua independência é reconhecida internacionalmente exclusivamente pela Rússia, pela Venezuela, pela Nicarágua e por Nauru.

Guerra

Abecásia pretendia a independência da Geórgia, após toda a região ter-se separado da União Soviética em 1991. Entre georgianos e abecásios emergiram tensões étnicas e a pretensão de independência da região originou a guerra de 1992-1993, na Abecásia. Desta guerra, a força militar georgiana saiu derrotada. Abecásia defendeu a sua independência.

Como resultado, houve uma limpeza étnica da população georgiana, presente na região de Abecásia, e houve ainda uma fuga em massa dos georgianos que escaparam às intenções dos abecásios.

Cessar-fogo

Em 1994, houve um acordo de cessar-fogo ao qual se seguiram anos de negociações que se revelaram infrutíferas. A Abecásia permaneceu sem solução. As disputas em relação ao status deste Estado independente continuaram, apesar dos esforços de outras entidades.

Das Nações Unidas, houve uma força de acompanhamento que estabeleceu presença a longo prazo no território. Houve também uma operação de paz da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que teve a Rússia a coordenar a operação. O que é certo é que os esforços revelaram-se inglórios, pois o conflito voltou a deflagrar por diversas vezes.

Independência

Em agosto de 2008, deflagrou outra guerra entre a Geórgia e a Abecásia. Deste conflito entre os dois lados, houve nova declaração de independência. Na sequência desta guerra na Ossétia do Sul, surgiu pela Rússia o reconhecimento formal da Abecásia como estado independente. Segue-se a anulação do acordo de cessar-fogo de 1994 e o momento histórico levou ao término das missões da ONU e da CEI.

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.