Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 319

Teste de Língua Portuguesa 319

Conheça a efeméride do dia 7 de abril, quando Jim Clark morreu num acidente de Fórmula 2. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 319.

Teste de Língua Portuguesa 319
Teste de Língua Portuguesa 319

Conheça a efeméride do dia 7 de abril, quando Jim Clark morreu num acidente de Fórmula 2. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 319.

Foi no circuito alemão de Hockenheim que ocorreu o trágico acidente que vitimou Jim Clark. O campeão mundial deixou o universo do automobilismo de luto, pois era tido como um dos grandes nomes da década.

Jim Clark

Este tímido escocês era um piloto extremamente veloz que poucos erros cometia, sendo uma inspiração para os jovens pilotos que pretendiam criar uma carreira. Por isso mesmo, o acidente que vitimou Jim Clark foi surpreendente. Sendo um piloto ímpar, alcançou diversos recordes e conseguiu muitos feitos.

Clark foi o único piloto até à data a ganhar no mesmo ano a 500 Milhas de Indianápolis e o título da Fórmula 1. Existindo campeões que juntaram ambas as provas ao currículo de pilotos, como o Graham Hill, Mario Andretti, Emerson Fittipaldi e Jacques Villeneuve, Clark fê-lo no mesmo ano.

O ano da sua morte até parecia ser mágico. O terceiro título de Fórmula 1 (quase todos os recordes da Fórmula 1 eram detidos por Clark e mesmo os que estavam nas mãos de Fangio, como o de pontos e o de frequências ao pódio, estavam próximos) estava nos objetivos e uma segunda vitória em Indianápolis era esperada.

A vida

Foi na região na Escócia que nasceu aquele que se tornaria um grande campeão, mais precisamente no dia 4 de março de 1936. Foi em Kilmany, em Fife, que James (“Jim”) Clark nasceu. Os seus pais eram agricultores e Jim era o mais novo de cinco irmãos. A mudança da família para a região de Duns, quando Jim tinha seis anos, permitiu que o futuro piloto tivesse acesso a outra cultura, pois andou em escolas na zona de Edimburgo, junto à fronteira com a Inglaterra.

O seu talento foi descoberto, pois em 1955, a bordo do seu Sunbeam Clark, começou a disputar ralis e subidas de montanha. A atividade que era realizada contra a vontade dos pais levou a que chamasse à atenção da equipa Borders Reivers, que tinha como rivais Porsches e Jaguar D-Types. No entanto, cedo começou a ganhar corridas e a criar a sua reputação de piloto formidável. No final de 1958, o escocês foi o segundo classificado numa prova de Turismos.

A morte

O dia 7 de abril de 1968 ficou marcado pelo trágico acidente que vitimou Jim Clark, deixando o mundo do desporto de luto. O automobilismo chorou a morte do campeão Jim Clark, que morreu na corrida de Fórmula 2, em pleno circuito alemão de Hockenheim.  Ao serviço da Lotus, Clark colecionou várias vitórias.

Nessa época, os acidentes mortais não eram propriamente raros, mas ter acontecido num piloto tão experiente como o escocês Jim Clark deixou a comunidade do automobilismo em choque. Clark tinha 32 anos de idade e desapareceu numa época em que era o melhor piloto dos anos 60, sendo visto nesse tempo como o sucessor do extraordinário piloto Juan Manuel Fangio que tem lugar de destaque no Olimpo automobilístico.

QUIZ

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.