A efeméride do dia 6 de abril, quando Ricardo I da Inglaterra morreu de infeção devido a um ferimento por flecha. Depois, faça o teste de língua portuguesa 318.
Ricardo I da Inglaterra morreu de infeção após uma flecha ter sido removida do seu ombro. Ele foi um homem muito respeitado, sendo visto pelos seus súbditos como um herói piedoso. O seu percurso tornou-o numa figura icónica, em Inglaterra e em França, um legado que sobrevive até aos nossos dias.
Ricardo I
Ricardo I, Coração de Leão, nasceu no dia 8 de setembro de 1157, em Oxford. Ricardo I foi rei apenas por uma década (quase). Ricardo cedo mostrou um talento ímpar para as artes militares e comandou o seu próprio exército com apenas 16 anos, liderando os seus homens na defesa do seu pai. Acabou com rebeliões que ocorriam (em Poitou) contra o pai.
O seu reinado, que começou no dia 6 de julho de 1189, foi interrompido por uma infeção que o levou a falecer no dia 6 de abril de 1199.
A educação
A sua mãe foi responsável pela sua educação. Mesmo após a separação de Leonor com o seu pai Henrique II, no fim da década de 1170, Ricardo foi viver com a mãe para Poitiers.
A excelente educação foi importante para o percurso que Ricardo veio a fazer, sendo muito voltada para a cultura francesa. Apesar de ter sido rei de Inglaterra, nunca chegou a dar a devida importância ao reino. Por isso mesmo, João, seu irmão, tentou usurpar o poder de Inglaterra, aproveitando a ausência de Ricardo I na Terceira Cruzada.
Guerreiro
Durante a Terceira Cruzada, Ricardo I foi o principal comandante cristão (na sequência da saída de Filipe II de França), liderando a campanha contra os muçulmanos. Ricardo I alcançou mesmo consideráveis vitórias contra Saladino, o líder muçulmano. Ele gozava de grande reputação enquanto guerreiro e líder militar, características que levaram a que ficasse conhecido como Coração de Leão.
A morte
Ricardo, Coração de Leão, faleceu no dia 6 de abril de 1199 em Châlus. O motivo da sua morte foi a infeção causada por uma flecha que acertou no abdómen. Depois de removida a flecha, a ferida deu origem a uma infeção que foi piorando e que levou à morte deste rei.
A personalidade corajosa que lhe deu o cognome de Coração de Leão está bem presente no momento da sua morte, pois só morreu dessa forma porque não estava a usar uma armadura nesse dia.
O seu corpo está junto aos dos seus pais, Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia, estando sepultado na Abadia de Fontevraud. Uma vez que faleceu sem deixar descendentes, foi o irmão João de Inglaterra (“João Sem-Terra”) a suceder-lhe.
QUIZ 318
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.