Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 317

Teste de Língua Portuguesa 317

Conheça a efeméride do dia 5 de abril, quando Lotário I foi coroado Rei de Itália pelo Papa Pascoal I. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 317.

teste de língua portuguesa 317
teste de língua portuguesa 317

Conheça a efeméride do dia 5 de abril, quando Lotário I foi coroado Rei de Itália pelo Papa Pascoal I. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 317.

Papa Pascoal I coroou Lotário I e marcou a Igreja Católica que o considera um santo.

Rei de uma nação com enorme impacto na história da Europa, Lotário I foi coroado pelo Papa Pascoal I. Itália, tal como Portugal, tem uma história de grande impacto mundial.

O presente de Itália, tal como o de Portugal, já não tem a relevância do passado. Estes dois países latinos têm muito em comum. Tanto um país como outro partilham parte de uma dieta mediterrânica, são povos calorosos, que têm um enorme orgulho nas suas conquistas históricas, e são nações que ambicionam retomar um rumo que volte a colocá-los em direção à glória.

Quem foram estas figuras históricas que marcaram o dia 5 de abril de 823? Quer saber mais sobre quem foram e o que fizeram Papa Pascoal I e Lotário I?

Lotário I

Neto de Carlos Magno, Lotário I (795-855) foi o filho mais velho do casal Luís I (conhecido como o Piedoso) e Ermengarda de Hesbaye. Da sua infância pouco ou nada se sabe. Da sua vida em adulto, sabemos mais, nomeadamente do seu casamento com Ermengarda de Tours (filha de Hugo III de Tours).

Após o seu pai ter dividido o império entre os seus filhos, Lotário tornou-se rei da Baviera (815), mas tarde foi coroado co-imperador em Aquisgrano. Depois de se instalar em Itália, foi coroado Rei de Itália pelo Papa Pascoal I, no dia 5 de abril de 823.

Depois de ter ficado doente, renunciou ao trono (855), tendo dividido os seus domínios pelos três filhos. Nesse ano, entrou mesmo para o mosteiro de Prüm, tendo falecido seis dias depois. Os seus restos mortais ainda estão lá enterrados.

Papa Pascoal I

Depois de ter sido eleito Papa no dia 25 de janeiro de 817, exerceu o cargo até ao momento da sua morte, tal como a grande maioria dos Papas (mas não todos!). Papa Pascoal I

(775-824), depois de eleito, recebeu como presente de Luís I (filho de Carlos Magno), a Córsega e a Sardenha e ainda a confirmação das doações feitas ao papado nas décadas precedentes (Roma, Túscia, Perúgia, Campânia, Tívoli, Exarcado de Ravena, Pentápole, Sabina).

Posteriormente, mais precisamente no dia 5 de abril de 823, coroou Lotário I como imperador. Papa Pascoal I é venerado e a Igreja Católica reconhece-o como Santo.

QUIZ 317

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.