Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 316

Teste de Língua Portuguesa 316

Conheça a efeméride do dia 3 de abril, quando B. Fischer desiste e dá título de xadrez a A. Karpov. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 316.

Teste de Língua Portuguesa 316
Teste de Língua Portuguesa 316

Conheça a efeméride do dia 3 de abril, quando B. Fischer desiste e dá título de xadrez a A. Karpov. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 316.

Bobby Fischer recusa-se a jogar uma importante partida de xadrez, cedendo o título de Campeão do Mundo de xadrez a Anatoly Karpov. A desistência espantou o universo de xadrez que era na época muito acompanhado, sendo uma espécie de guerra entre os E.U.A. e a Rússia.

Bobby Fischer

Foi um extraordinário jogador de xadrez. Foi campeão do mundo e teve o mérito de vencer, em 1972, o mediático Campeonato Mundial de Xadrez. Robert (“Bobby” ) Fischer nasceu na cidade ventosa de Chicago, no dia 9 de março de 1943.

O Campeonato dos Estados Unidos da América de 1963–1964 foi vencido por Bobby com uma pontuação de 11/11. Fischer, que tinha então 20 anos de idade, fez assim a única pontuação perfeita da história do torneio. Bobby tornou-se o primeiro número 1 oficial do ranking FIDE, o momento histórico ocorreu em julho de 1971.

A desistência

Em 1975, Fischer não conseguiu chegar a acordo com a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) relativamente ao modelo de disputa da partida. Por isso, recusou-se a defender o seu título e desistiu, gesto que tornou automaticamente Anatoly Karpov no novo campeão mundial, tendo este sido considerado campeão do Torneio de Candidatos de 1974.

“Partida do Século”

Fischer cedo demonstrou ser um verdadeiro génio desta modalidade. Um jogo contra Donald Byrne ficou para a história como a “Partida do Século”. Tinha apenas 13 anos quando venceu o mítico confronto.

Em pouco tempo foi somando inúmeras vitórias, tendo-se tornado no mais jovem grande mestre de xadrez da história (sendo posteriormente superado). Foi ainda o candidato mais novo ao campeonato mundial.

Campeão do mundo

É seguramente um dos melhores jogadores de xadrez de sempre, senão mesmo o melhor.  Fischer tornou-se numa celebridade mundial, depois de ter derrotado Boris Spassky, em 1972, num momento em que este era o campeão da União Soviética.

Bobby Fischer tornou-se no primeiro norte-americano a conquistar um título mundial de xadrez. Este confronto, marcado pela tensão da Guerra Fria, ocorreu em Reiquejavique, cidade que continuou a ser especial para o campeão numa fase mais tardia da sua vida.

A prisão

Bobby Fischer esteve preso oito meses no Japão. Pouco depois de ser libertado, partiu para Reiquejavique, na Islândia, pois tinha sido concedida a cidadania ao antigo campeão mundial de xadrez. Assim, com o novo passaporte islandês na mão, B. Fisher conseguiu evitar a extradição do norte-americano para os EUA.

Polémico

Apesar de ter sido um campeão como poucos, um pensador estratega de excelência, a vida de Bobby Fisher é marcada pela controvérsia. Foram várias as polémicas que protagonizou. Algumas até afastaram os admiradores americanos do seu campeão.

As declarações anti-semitas que proferiu, aliada à sua reação ao evento mais marcante da história recente dos Estados Unidos da América, justificaram esse afastamento. É que B. Fischer fez declarações que evidenciaram um apoio aos ataques em Nova Iorque, que ocorreram a 11 de setembro de 2001.

A reação

Nesse momento histórico, morreram de três mil pessoas após o atentado terrorista. A imagem do embate de dois aviões nas torres gémeas do World Trade Center ficou para sempre gravada na memória de quem assistiu ao infeliz acontecimento. Numa rádio finlandesa, B. Fischer reagiu ao acontecimento como sendo uma “novidade maravilhosa”…

A morte

O herói do xadrez faleceu na cidade que o adotou e onde foi campeão do mundo. Morreu em Reiquejavique, no dia 17 de janeiro de 2008.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

1 COMENTÁRIO

  1. B.Fischer foi um grande jogador de xadrez mas que se queimou por ser um ignorante e insensível. Como ser humano um zero a esquerda, infelizmente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.