Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 315

Teste de Língua Portuguesa 315

Conheça a efeméride do dia 2 de abril de 1800, quando estreou a Sinfonia n.º 1, do genial Ludwig van Beethoven. Depois, faça o teste de língua portuguesa 315.

Teste de Língua Portuguesa 315
Teste de Língua Portuguesa 315

Conheça a efeméride do dia 2 de abril de 1800, quando estreou a Sinfonia n.º 1, do genial Ludwig van Beethoven. Depois, faça o teste de língua portuguesa 315.

A memorável obra do compositor alemão foi apresentada ao mundo em Viena (Áustria)

Ludwig van Beethoven

Ludwig van Beethoven nasceu a 17 de dezembro de 1770, em Bonn, no arcebispado de Colónia (Alemanha). Este alemão, de ascendência flamenga, tornou-se numa das mais emblemáticas personalidades da história da música pelo seu papel de relevo na transição entre as épocas Clássica e Romântica.

O compositor alemão é considerado na música um autêntico Mestre supremo do Romantismo. O compositor, que tinha verdadeiramente compreendido a essência da arte musical da forma mais profunda, cedo mostrou talento, tendo-se tornado músico profissional com apenas onze anos.

A Sinfonia nº 1

Ludwig van Beethoven foi o genial compositor que criou a fantástica obra prima Sinfonia nº 1. O alemão conseguiu com esta brilhante peça uma obra que conquistou sucessivas gerações. O classicismo da Primeira Escola de Viena foi seguramente um influência, mas nesta obra, Ludwig van Beethoven demonstrou a vontade de transgredir.

A sua ânsia de mudança leva a uma quebra de regras e convenções que permite explorar novas possibilidades em todos os sentidos. O vanguardismo evidenciado por Beethoven levou a um aprofundar do conceito de música puro ou absoluto, que sobrevive por si só sem necessidade de outras artes como a dança ou a literatura. Representou um grito de independência da música.

Outros sucessos

Ludwig van Beethoven compôs outras obras de relevância internacional. Do seu vasto espólio, há obras muito marcantes. A Nona Sinfonia tem um caráter especial, pois o seu nível de surdez era já acentuado quando a apresentou pela primeira vez. Foi um sucesso incrível. As pessoas interromperam o concerto, demonstrando com palmas o enorme entusiasmo pela obra.

Músico-poeta

Beethoven era um músico-poeta, tendo-se revelado o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão. A sua dedicação à música foi total e o mundo perdeu algumas obras que poderiam ter sido realizadas, se não fosse o facto de Ludwig van Beethoven ter sido atormentado pela surdez.

Ainda jovem, Beethoven percebeu que algo não estava bem e o drama da surdez surgiu quando descobriu que o seu mal era incurável. O músico procurou esconder o problema no início, mas o problema foi crescendo, ganhando proporções assustadoras e, já na última década, desencadeou mesmo a surdez. O compositor faleceu em Viena, no dia 26 março de 1827.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.