Conheça a efeméride do dia 2 de abril de 1800, quando estreou a Sinfonia n.º 1, do genial Ludwig van Beethoven. Depois, faça o teste de língua portuguesa 315.
A memorável obra do compositor alemão foi apresentada ao mundo em Viena (Áustria)
Ludwig van Beethoven
Ludwig van Beethoven nasceu a 17 de dezembro de 1770, em Bonn, no arcebispado de Colónia (Alemanha). Este alemão, de ascendência flamenga, tornou-se numa das mais emblemáticas personalidades da história da música pelo seu papel de relevo na transição entre as épocas Clássica e Romântica.
O compositor alemão é considerado na música um autêntico Mestre supremo do Romantismo. O compositor, que tinha verdadeiramente compreendido a essência da arte musical da forma mais profunda, cedo mostrou talento, tendo-se tornado músico profissional com apenas onze anos.
A Sinfonia nº 1
Ludwig van Beethoven foi o genial compositor que criou a fantástica obra prima Sinfonia nº 1. O alemão conseguiu com esta brilhante peça uma obra que conquistou sucessivas gerações. O classicismo da Primeira Escola de Viena foi seguramente um influência, mas nesta obra, Ludwig van Beethoven demonstrou a vontade de transgredir.
A sua ânsia de mudança leva a uma quebra de regras e convenções que permite explorar novas possibilidades em todos os sentidos. O vanguardismo evidenciado por Beethoven levou a um aprofundar do conceito de música puro ou absoluto, que sobrevive por si só sem necessidade de outras artes como a dança ou a literatura. Representou um grito de independência da música.
Outros sucessos
Ludwig van Beethoven compôs outras obras de relevância internacional. Do seu vasto espólio, há obras muito marcantes. A Nona Sinfonia tem um caráter especial, pois o seu nível de surdez era já acentuado quando a apresentou pela primeira vez. Foi um sucesso incrível. As pessoas interromperam o concerto, demonstrando com palmas o enorme entusiasmo pela obra.
Músico-poeta
Beethoven era um músico-poeta, tendo-se revelado o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão. A sua dedicação à música foi total e o mundo perdeu algumas obras que poderiam ter sido realizadas, se não fosse o facto de Ludwig van Beethoven ter sido atormentado pela surdez.
Ainda jovem, Beethoven percebeu que algo não estava bem e o drama da surdez surgiu quando descobriu que o seu mal era incurável. O músico procurou esconder o problema no início, mas o problema foi crescendo, ganhando proporções assustadoras e, já na última década, desencadeou mesmo a surdez. O compositor faleceu em Viena, no dia 26 março de 1827.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.