Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 313

Teste de Língua Portuguesa 313

Conheça a efeméride do dia 31 de março, quando foi inaugurada a Torre Eiffel. Em seguida, não deixe de fazer o teste de língua portuguesa 313.

Teste de Língua Portuguesa 313
Teste de Língua Portuguesa 313

Conheça a efeméride do dia 31 de março, quando foi inaugurada a Torre Eiffel. Em seguida, não deixe de fazer o teste de língua portuguesa 313.

A Torre Eiffel tornou-se numa atração imperdível para quem visita a cidade de Paris. Um dos locais privilegiados para os casais apaixonados. Um destino muito escolhido para pedidos de casamento.

Contudo, o que hoje é reconhecido como um símbolo de Paris e de França, na verdade não foi recebida no imediato com um sorriso. Foi um processo que, como escreveu Fernando Pessoa quando trabalhou numa agência de publicidade e a propósito de outra coisa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

A torre

A enorme estrutura de ferro que constitui a Torre Eiffel está situada em Paris. Possui uma altura de 324 metros. Manteve o estatuto de edifício mais alto do mundo até 1930. Esta torre não foi inicialmente bem acolhida, pois foi vista como uma construção enorme, sem grande utilidade.

Uma ponte permite a passagem do ponto A para o ponto B; um prédio permite que pessoas habitem o espaço; um estádio proporciona condições para um evento desportivo. Mas esta torre era o quê exatamente? Qual o segredo de uma obra inútil? O sucesso explica-se, pois hoje é vista como uma das mais belas construções alguma vez construídas pelo homem.

O arquiteto

Gustave Eiffel foi o homem que ficou responsável por este arrojado projeto. Alexandre Gustave Eiffel nasceu no ano de 1832, mais precisamente no dia 15 de dezembro, em Dijon.

Este engenheiro participou na construção da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. Depois de falecer em Paris, no dia 27 de dezembro de 1923, Gustave Eiffel foi sepultado no cemitério Levallois-Perret.

O objetivo

Esta torre que se tornou mítica foi, na verdade, uma forma de promover um evento. É verdade, apesar de hoje ser um ponto incontornável da cidade de Paris, esta torre foi construída com o propósito de figurar na Exposição Universal de 1889.

Efemeridade

Sabia que a Torre Eiffel foi construída para servir como porta para a Exposição Universal de Paris de 1889? Aliás, o pressuposto era a torre existir durante o evento e desaparecer logo depois da conclusão da Exposição Universal de 1889.

Eternidade

A torre que hoje é símbolo de Paris e de França conseguiu assim sobreviver a um destino que lhe estava traçado. O que era para ser uma efemeridade, conquistou a eternidade. De acordo com dados fornecidos pelo turismo francês, este é o monumento pago mais visitado no país, sendo mesmo um dos mais procurados em todo o mundo.

São cerca de sete milhões/ano, tendo como rival apenas o icónico Museu do Louvre.

O dia

No dia 31 de março de 1889, eram 14h40 quando ocorreu a cerimónia de inauguração da Torre Eiffel. Nesse momento, Gustave Eiffel (1832-1923) içou uma bandeira francesa de grandes dimensões e o gesto serviu para assinalar a inauguração da torre.

Também houve foguetes, uma salva de 21 tiros, discursos e o inevitável champanhe, mas não foi um evento à grande e à francesa, pois não teve uma grande multidão. Aliás, o momento foi discreto e íntimo. No alto da edificação humana mais alta à face da Terra, a celebração cingiu-se a um momento modesto.

Em Paris, nesse dia, apenas estavam cerca de vinte de pessoas. É que da centena de convidados para a cerimónia, poucos superaram o árduo desafio de subir os 1665 degraus da torre.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.