Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 312

Teste de Língua Portuguesa 312

Conheça a efeméride do dia 30 de março, quando o Alasca foi comprado aos russos pelos EUA. Depois atreva-se no teste de língua portuguesa 312.

Teste de Língua Portuguesa 312
Teste de Língua Portuguesa 312

Conheça a efeméride do dia 30 de março, quando o Alasca foi comprado aos russos pelos EUA. Depois atreva-se no teste de língua portuguesa 312.

O Alasca, que hoje faz parte dos Estados Unidos da América, pertenceu no passado aos russos. Aquela que representa uma das mais lucrativas compras de sempre, representou também um péssimo negócio para a Rússia.

O dia

No dia 30 de março de 1867, o território russo do Alasca foi comprado pelos EUA pela módica quantia de 7,2 milhões de dólares americanos. Um valor que hoje é visto como uma bagatela representou na época um negócio expressivo por ter sido dado por um espaço territorial considerado inóspito.

William H. Seward, na época Secretário de Estado dos EUA, foi o responsável por esta compra que equivaleria a 2 centavos/acre ($4,19/km²), aproximadamente. Hoje, a quantia paga ao czar Alexandre II equivaleria a cerca de US$ 100 milhões. Uma pechincha!

O que representou

O que foi visto por muitos como uma verdadeira loucura, pagar aquela extravagante quantia

por um mero pedaço de terra gelada, representou na verdade um negócio de génio para os EUA e um péssimo negócio para a Rússia.

William H. Seward foi criticado e foi alvo de piadas impiedosas por ter ousado dar autorização e por empobrecer os recursos públicos com uma compra dum vasto território de nada. A ideia dos EUA era também ter um ponto estratégico para demonstrar a sua força militar, caso fosse obrigado a intervir. É que na época o Canadá era controlado pelo Reino Unido e havia o temor que estes tivessem ambições expansionistas.

O Alasca

Hoje, o Alasca é um símbolo da rentabilidade. É mesmo o maior Estado dos EUA. Ssão mais de 1,5 milhões de quilómetros quadrados que foram adicionados aos EUA. Além de extenso, o Alasca é um espaço territorial com recursos naturais riquíssimos. Apenas 20 anos depois do negócio ter sido fechado, o Alasca foi palco da Corrida de Ouro de Klondike.

No espaço de poucos anos, o lucro obtido com os recursos naturais nele presentes significou um encaixe 100 vezes superior ao valor dado por William H. Seward. O Alasca representou para a Rússia uma venda catastrófica. Foi um erro comercial, uma falha estratégica sem precedentes. Os EUA adquiriram um território bem próximo da Rússia que representa um ponto estratégico militar que prejudica a própria nação dos russos.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.