Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 310

Teste de Língua Portuguesa 310

Conheça a efeméride do dia 28 de março de 1431 quando Joana d'Arc foi acusada. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 310.

Teste de Língua Portuguesa 310
Teste de Língua Portuguesa 310

Conheça a efeméride do dia 28 de março de 1431 quando Joana d’Arc foi acusada. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 310.

Ao longo da nossa história, nem sempre foi feita justiça à mulher que, muitas vezes, foi afastada das grandes decisões que fizeram a história. Existem, no entanto, mulheres que se evidenciaram num mundo governado por homens. Cleópatra é um dos maiores exemplos. Entre as mulheres europeias, uma das que mais sobressaiu foi Joana d’Arc.

Joana d’Arc

Joana cedo se mostrou corajosa, ingénua, ousada, tendo escrito e enviado uma carta ao seu rei, Carlos VII, informando que era uma enviada divina que podia ajudá-lo a expulsar os invasores ingleses de Orleans.

A vida da jovem Joana d’Arc foi completamente inesperada. Aquela que era filha de camponeses, acabou por ter um papel de protagonista na Guerra dos Cem Anos, no campo de batalha. Ela liderou um exército popular que obteve uma vitória marcante em Orleães.

Joana d’Arc dizia ser iluminada e guiada por Deus e os seus sucessos levaram a que conquistasse fama, tornando-se um símbolo popular. A notoriedade adquirida ao liderar a luta contra a ocupação inglesa em 1429 tornou-a temida pelos ingleses. O seu êxito levou a que Joana d’Arc criasse diversos inimigos.

O “crime”

A jovem Joana de Arc tinha a forte convicção de Deus guiava os seus atos e que as suas visões faziam parte dessa instrução divina de lhe traçar o caminho. Foi esta sua personalidade mística que levou a que os seus inimigos pudessem planificar uma acusação de heresia.

Os inimigos aproveitaram-se do seu poder e da influência da religião para manipular em função do seu desejo de a condenar à morte. Joana de Arc tinha sido capturada um ano antes (no campo de batalha, a 23 de maio de 1430). Houve um processo de acusação e de julgamento controlado por interesses e motivações políticas. Os ingleses conspiraram contra Joana, acusando a jovem de bruxaria.

O dia

Em Rouen, foram lidos setenta artigos que serviram para sustentar a acusação formal a Joana d’Arc. Este processo acabou por culminar na condenação e execução de Joana Joana d’Arc, que ficou para a história como uma das personagens femininas mais célebres.

Assim, se comprovou como os interesses políticos contaminaram os procedimentos da justiça, usando a religião como uma ferramenta para atingirem os seus fins.

A morte

A sua morte ocorreu no dia 30 de maio de 1431 e a forma como tudo sucedeu demonstrou muito do que era a época. Joana d’Arc foi amarrada a um poste, depois de subir ao patíbulo na praça principal da cidade francesa de Rouen. Foi queimada na fogueira, perante o olhar de uma multidão que não impediu o triste espetáculo.

A medida posterior à morte foi incinerar o corpo para que tudo se transformasse em cinzas. Depois, estas foram espalhadas no Sena. Foi a forma de garantir que não fossem formadas relíquias com partes do corpo de Joana d´Arc, pois com este procedimento não restou qualquer vestígio.

Justiça

No entanto, nada impediu que fosse feita justiça à heroína de França que se tornou uma santa da Igreja Católica. Em 1456, o papa Calisto III reviu o processo e considerou-o inválido, 25 anos após a execução de Joana!

Aquela que se tornou uma autêntica heroína nacional de França viu ser-lhe feita justiça, tendo-se tornado um mito que a própria Igreja Católica integrou no seu panteão oficial, procedendo à sua beatificação. Em 1920, foi feita a sua canonização.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.