Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 308

Teste de Língua Portuguesa 308

Conheça a efeméride do dia 26 de março quando Jonas Salk anunciou a descoberta da vacina contra a poliomielite. Depois faça o teste de língua portuguesa 308.

Teste de Língua Portuguesa 308
Teste de Língua Portuguesa 308

Conheça a efeméride do dia 26 de março quando Jonas Salk anunciou a descoberta da vacina contra a poliomielite. Depois faça o teste de língua portuguesa 308.

Este dia representou um momento de grande relevância para a história da medicina.

Jonas Salk (1914-1995) foi um médico e investigador que contribui de forma indelével para o avanço da medicina, pois no dia 26 de março de 1953, este norte-americano anunciou uma vacina contra a poliomielite. Um acontecimento muito desejado que permitiu combater uma doença que devastou milhares de famílias.

A epidemia

No verão de 1894, ocorreu a primeira grande epidemia de poliomielite nos Estados Unidos da América. Foi no estado de Vermont. O ano de 1952 foi particularmente trágico, pois representou o surgimento de mais uma epidemia de pólio. Foram várias as vítimas que sucumbiram a este problema.

Só nos Estados Unidos da América, as vítimas mortais foram 3000, mas só novos casos relatados no país foram 58 mil. Este foi um problema bastante comum nas primeiras décadas do século XX.

O dia

Foi num popular programa radiofónico que o médico e investigador Jonas Salk fez o anúncio de uma vacina que tinha sido testada com sucesso. Este dia 26 de março de 1953

foi, assim, um momento marcante que permitiu que uma doença tão impiedosa pudesse finalmente ser combatida com eficácia.

Reputação

Naturalmente que depois desse anúncio e pela importância histórica do momento, Salk foi celebrado pelo seu feito, tendo eternizado o seu nome, pois tornou-se no grande médico-benfeitor do seu tempo.

Erradicar a enfermidade era motivo de regozijo. Mas a sua obra foi tão reconhecida que Jonas Salk teve a honra de ser condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1977.

Vítimas

A poliomielite é um vírus que afeta maioritariamente as crianças, sendo por isso também conhecido como a paralisia infantil. Embora este seja uma doença que afeta particularmente as crianças, também pode afetar adultos.

O mais célebre caso terá sido o de um homem que aos 39 anos (1921) ficou parcialmente paralisado devido à pólio. Mas esse problema não o impediu de se tornar (em 1933) no 32º presidente dos Estados Unidos da América. Falamos de Franklin D. Roosevelt. Foi presidente por quatro mandatos presidenciais, sendo a pessoa que assumiu a presidência por mais tempo, liderando o país até ao momento da sua morte em 1945.

Poliomielite

O vírus da poliomielite, além da infeção, pode tornar-se mortal, sendo muito contagiosa. A transmissão é feita através da ingestão de substâncias contaminadas por fezes infetadas, nomeadamente água. Naturalmente que este é um problema de saúde que se torna particularmente mais danoso em países pobres. Por isso, as crianças com 5 anos de idade (ou mais novas) são particularmente suscetíveis de serem infectadas desta forma.

Sendo que o cérebro e a espinal medula são as partes do corpo afetadas com maior gravidade, a infeção estende-se do intestino ao corpo todo. Assim, a poliomielite é uma doença muito grave que pode causar uma paralisia irreversível ou mesmo a morte.

A morte

Jonas Salk fez a sua obra na área da medicina e viveu uma vida plena. Em 1995, viria a falecer, já octogenário, em La Jolla, na Califórnia.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.