Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 307

Teste de Língua Portuguesa 307

Conheça a efeméride do dia 25 de março, quando foi inaugurado o Elevador do Bom Jesus em Braga. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 307.

Teste de Língua Portuguesa 307
Teste de Língua Portuguesa 307

Conheça a efeméride do dia 25 de março, quando foi inaugurado o Elevador do Bom Jesus em Braga. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 307.

O Elevador do Bom Jesus em Braga é inaugurado no dia 25 de março de 1882. Assim, o primeiro funicular construído na Península Ibérica era português! A emblemática obra do Elevador do Bom Jesus, presente na cidade dos arcebispos, foi marcante.

O Elevador Bom Jesus

O Elevador do Bom Jesus foi uma obra notável que concedeu notoriedade à cidade de Braga. Este elevador funicular está assente sobre plano inclinado, fazendo a ligação de dois pontos distanciados por 274 metros.

O Elevador é composto por duas cabinas que sobem e descem alternada e simultaneamente, fazendo de contrapeso uma da outra. Ambas as cabines movem-se (ao longo de duas vias paralelas) sobre carris e estão ligadas entre si por um cabo, realizando um percurso razoável.

Assim, é possível serem transportadas em simultâneo 80 pessoas, aproximadamente, pois, para cada cabine, há a capacidade para transportar 39 pessoas (nestes números já está incluído o condutor).

A obra

Esta obra tão marcante para a cidade de Braga foi da autoria de Nikolaus Riggenbach e de Raul Mesnier. Manuel Joaquim Gomes (1840-1894) foi o responsável pela iniciativa que levou à construção do Elevador do Bom Jesus do Monte, em Braga. O empresário bracarense do século XIX foi a peça chave que tornou possível esta notável construção.

A inauguração

Os trabalhos levados a cabo foram árduos e a obra foi apenas concluída em 1882. No mesmo ano, foi inaugurado o Elevador do Bom Jesus, mais precisamente a 25 de março.

De então para cá muito tempo passou e a vida das cidades transformou-se completamente. Como constatação disso mesmo, há o facto revelador de que o Elevador do Bom Jesus do Monte é o único que se encontra em funcionamento, sendo uma preciosidade no panorama mundial dos funiculares de contrapeso de água.

Passagem

O elevador do Bom Jesus foi uma construção marcante para a cidade. A autarquia passou a responsabilizar-se pela exploração do Elevador desde 1914, com a expropriação da Companhia de Carris e Ascensor do Bom Jesus.

Classificação

O Elevador do Bom Jesus está, naturalmente, classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.279′ W 008 22.856′  (41.55465, -8.38093)

Informação útil

O Elevador do Bom Jesus pode ser visitado todos os dias, havendo um horário distinto consoante a época de visita. Se for no verão, o horário é das 09H00 às 20H00, se for no inverno, o horário de visita é das 09H00 às 19H00. O custo para esta experiência absolutamente memorável é de apenas 1,20€.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.