Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 306

Teste de Língua Portuguesa 306

Conheça a efeméride do dia 24 de março, quando a artista Carmen Miranda deixou a sua marca na "Calçada das Estrelas”. Depois faça o Teste de Língua Portuguesa 306.

Teste de Língua Portuguesa 306
Teste de Língua Portuguesa 306

Conheça a efeméride do dia 24 de março, quando a artista Carmen Miranda deixou a sua marca na “Calçada das Estrelas”. Depois faça o Teste de Língua Portuguesa 306.

Foi a 24 de março de 1941 que Carmen colocou as mãos e os pés na “Calçada das Estrelas” do mítico Chinese Theatre.

Carmen Miranda

A portuguesa Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu no dia 9 de fevereiro de 1909, em Marco de Canaveses. Contudo, ficou conhecida como uma cantora e atriz brasileira pois, apesar de ter nacionalidade portuguesa, viveu no Brasil desde os dez meses de idade.

A carreira

Carmen Miranda foi uma artista com uma carreira internacional sem comparação. A partir do Brasil, conquistou o mundo, num percurso entre anos no Brasil e nos Estados Unidos da América, entre as décadas de 1930 e 1950.

A consagrada artista luso-brasileira demonstrou ser multifacetada, tendo comprovado talento em áreas como a rádio, o teatro de revista, o cinema e a televisão. Ela tornou-se num autêntico símbolo internacional do Brasil.

A obra

A artista, que também era apelidada de “Brazilian Bombshell”, ficou célebre pela personalidade extrovertida e pelas roupas exóticas e chapéu com frutas. O seu primeiro álbum surgiu em 1929, com o compositor Josué de Barros. Ao longo de duas décadas de

de carreira, Carmen Miranda deixou sua voz registada em mais de 300 canções, 279 gravações no Brasil e 34 nos EUA.

O dia

O momento que consagrou a artista Carmen Miranda foi a 24 de março de 1941. Terá sido seguramente um dos seus maiores feitos. A cantora e atriz, artista de mão cheia, colocou a sua assinatura na “calçada das estrelas”, presente no Chinese Theatre, tendo ainda deixado a marca das suas mãos e dos seus pés no cimento.

Assim, tornou-se na primeira artista latino-americana a deixar a sua marca no pátio do Grauman’s Chinese Theatre. Carmen Miranda foi ainda a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Reação

Como reação ao momento vivido, a artista disse: “Meus queridos amigos de todo o Brasil, aqui estou falando a vocês do Chinese Theater, acabo de colocar as minhas mãozinhas e os meus pezinhos no cimento. Podem crer que foi dos momentos mais felizes da minha vida. E nesse momento eu juro que pensei em vocês, uma grande saudade… e o meu beijo melhor!”

A morte

Carmen Miranda foi muito acarinhada em Hollywood. No dia 4 de agosto, foi convidada do programa The Jimmy Durante Show, do comediante e ator Jimmy Durante. Carmen Miranda teve nesse programa a oportunidade de cantar e dançar, mas desmaiou, tendo sido amparada. Depois, recuperou e terminou a sua apresentação.

Regressou à sua casa, em Los Angeles, Califórnia. Carmen Miranda faleceu no dia seguinte, em Beverly Hills, no dia 05 de agosto de 1955. Estava no quarto, quando sofreu um ataque cardíaco.

O vídeo

Confira como foi esse momento:

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.