Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 299

Teste de Língua Portuguesa 299

Conheça a efeméride do dia 17 de Março de 1939, quando foi assinado o Pacto Ibérico. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 299.

Teste de Língua Portuguesa 299
Teste de Língua Portuguesa 299

Conheça a efeméride do dia 17 de Março de 1939, quando foi assinado o Pacto Ibérico. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 299.

Pacto Ibérico

Este documento, que também ficou conhecido como Tratado de Amizade e Não Agressão Luso-Espanhol, foi assinado, tendo como mote uma relação mais próxima e fraterna entre ambos os países que possuíam um histórico de confrontos.

Ambos os países reconheciam as respetivas fronteiras, pois nos termos deste documento havia o compromisso mútuo de não agressão. Foram assim estabelecidas relações de amizade, havendo ainda o compromisso de se efetuar diversas consultas entre si, agindo de forma concertada em diferentes áreas.

Dois regimes

A ditadura do general Francisco Franco e o Estado Novo de António de Oliveira Salazar revelam assim que partilhavam interesses, criando um pacto de cooperação entre os dois regimes análogos.

O contexto espanhol era sensível, pois estava prestes a emergir da guerra civil (momento em que os militares espanhóis revoltaram-se contra o governo republicano. Iniciada em 1936, a guerra civil estendeu-se até 1939).

Negociações

O apoio ativo da diplomacia do Reino Unido revelou-se precioso ao longo do processo das negociações que culminaram na assinatura deste tratado. Ao materializarem esta aliança, tanto Portugal como Espanha uniram forças, aumentando a capacidade de defesa perante as possíveis tentações expansionistas de países como a Alemanha e a Itália.

Embora alguns setores políticos espanhóis tivessem inclinação para a intervenção na Segunda Guerra Mundial, é provável que tenha sido devido a este compromisso com Portugal que a Espanha manteve a sua posição de não beligerância no conflito que marcou o mundo.

O dia

O Pacto Ibérico foi assinado no dia 17 de março de 1939, em Lisboa. Os subscritores deste documento histórico, que oficializou o tratado de amizade e não-agressão entre Portugal e Espanha, foram António de Oliveira Salazar e Don Nicolás Franco.

O primeiro representava Portugal e acumulava as funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Chefe do Governo. O segundo representava Espanha e, além de embaixador, era irmão de Francisco Franco. Don Nicolás Franco era uma figura importante, tendo sido um dos principais instigadores do golpe de estado de 17 e 18 de julho de 1936, que esteve na origem da Guerra Civil Espanhola.

Ajuda material

O tratado que ficou conhecido como Pacto Ibérico foi assinado numa altura em que a Guerra Civil Espanhola estava próxima do fim. A presença de Don Nicolás Franco, embaixador em Lisboa, permitiu a Salazar conceder ajuda material para o Movimento Nacional, cuja liderança era da responsabilidade de Francisco Franco.

Na sequência desta proximidade, houve ainda a colaboração na detenção de republicanos que atravessassem a fronteira de ambos os países que integram a Península Ibérica.

Dias depois da assinatura do tratado, mais precisamente no dia 1 de abril de 1939, a Guerra Civil terminou. Depois da vitória dos auto-denominados nacionalistas ou Movimiento Nacional, Francisco Franco passou a desempenhar as funções de Regente do Reino, proclamando-se pela graça de Deus como Caudilho de Espanha.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.