Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 295

Teste de Língua Portuguesa 295

Conheça a efeméride do dia 13 de março de 2013, quando o Papa Francisco foi eleito. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 295.

Teste de Língua Portuguesa 295
Teste de Língua Portuguesa 295

Conheça a efeméride do dia 13 de março de 2013, quando o Papa Francisco foi eleito. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 295.

No dia 13 de março de 2013, o mundo ficou a conhecer o 266° Papa da Igreja Católica, o Sumo Pontífice Papa Francisco I sucedeu ao Papa Bento XVI.

O momento

No dia 28 de fevereiro de 2013, sucedeu algo surpreendente e revolucionário: o Papa Bento XVI exerceu o seu direito de renunciar ao cargo mais importante da Igreja Católica, anunciando o fim do seu pontificado.

Está previsto no Código de Direito Canónico, o direito jurídico de renúncia por parte do Papa, desde que este o anuncie livremente, manifestando publicamente a sua decisão, fazendo-o de uma forma clara. Esta decisão papal é sempre válida, tal como indica o Cânone 332. Um momento raro, mas que já tinha sucedido uma vez na história, em 1415. Nesse tempo, foi o Papa Gregório XII a renunciar ao cargo mais importante da Igreja Católica.

Papa Bento XVI

Joseph Ratzinger tornou-se o Papa Bento XVI, sucedendo a João Paulo II, um Papa muito estimado pela população mundial, nomeadamente a católica. Fez uma obra de grande mérito ao liderar a Igreja Católica num período difícil. Ao renunciar ao cargo, deixou uma mensagem de que este cargo tão emblemático pode ser deixado quando ainda se tem saúde, de forma a encontrar um sucessor digno de continuar o trabalho.

O Papa Bento XVI, na sua última audiência pública (no dia 27 de fevereiro), perante mais de 150 mil pessoas, declarou: “Deixo de levar a potestade do ofício para o governo da Igreja, mas no serviço da oração permaneço, por assim dizer, no recinto de São Pedro”.

Papa Francisco I

No dia 13 de março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica. O Papa Francisco tornou-se Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, havendo assim a curiosa, insólita e rara coexistência de dois Papas. O Papa Bento XVI permanece ainda hoje como Papa emérito.

O conclave

O conclave ocorreu entre 12 e 13 de março de 2013. Na reunião, com presença dos cardeais eleitores de Igreja Católica Apostólica Romana, foi realizada a eleição que visava escolher o sucessor do Papa Bento XVI. O momento histórico culminou com a eleição do Papa Francisco I, no dia 13 de março de 2013.

Diferença

O Papa Francisco I tornou-se ainda o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, tendo ainda sido o primeiro Papa proveniente do continente americano, mais precisamente do Hemisfério Sul.

Desde o Papa Gregório III, nascido na Síria (e que governou a Igreja Católica entre 731-741), que não se via alguém não europeu investido como bispo de Roma. Entre um momento histórico e outro há uma separação de mais de 1200 anos. O Papa Francisco I conquista o mundo pela diferença, pela humildade.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.