Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 293

Teste de Língua Portuguesa 293

Conheça a efeméride de 11 de Março de 2004, quando ocorreu na Europa mais um momento negro fruto do terrorismo. Depois faça o teste de língua portuguesa 293.

Teste de Língua Portuguesa 293
Teste de Língua Portuguesa 293

Conheça a efeméride de 11 de Março de 2004, quando ocorreu na Europa mais um momento negro fruto do terrorismo. Depois faça o teste de língua portuguesa 293.

Os atentados que ocorreram no dia 11 de março de 2004, que também ficaram conhecidos como 11-M, demonstraram mais uma vez como o terrorismo pode ser devastador. Foi mais um dia negro para a história da humanidade. Diversas vidas foram ceifadas sem dó nem piedade por causas irracionais.

O atentado foi da responsabilidade da Al-Qaeda e manchou de sangue a cidade de Madrid, gerando dor e lágrimas em toda a Espanha. O evento que chocou a Europa e o resto do mundo ficará para sempre recordado como um dos atentados terroristas mais devastadores.

O atentado

Foi na manhã de 11 de março de 2004, que ocorreram os atentados terroristas de Madrid.  Foram coordenados, ocorreram quase em simultâneo, e vitimaram centenas de pessoas. Este terá sido um dos atentados terroristas mais devastadores da Europa.

Os números

Este conjunto de atentados ocorreu três dias antes das eleições gerais espanholas. Numa série de explosões, 193 pessoas morreram (191 pessoas morreram no momento e duas outras na sequência dos graves ferimentos) e mais de 2000 ficaram feridas.

Um total de dez bombas explodiu naquela manhã do dia 11 de março de 2004. Elas foram estrategicamente colocadas em quatro comboios que estabeleciam a ligação entre Alcalá de Henares e a estação madrilena de Atocha.

Autoria

Apesar da controvérsia inicial, por este ato ter sido num momento de pré-eleições, gerou-se a discussão se a ETA estaria por detrás deste ataque. Mas depois descobriu-se a verdade.

Este atentado terrorista foi da autoria da Al-Qaeda. Os responsáveis pela colocação das 10 bombas, os principais autores dos atentados, acabaram por se suicidar mais tarde, um mês depois. Os seus corpos foram encontrados no apartamento de um bairro madrileno de Leganés, onde se escondiam desde o ataque.

História

O que é facto é que estes atentados terroristas foram devastadores, sendo o acontecimento do género mais marcante da história espanhola e da Europa. Desde o Atentado de Lockerbie (que ocorreu em 1988, no Reino Unido) que não havia um atentado tão mortífero no continente europeu.

Sentença

A sentença ocorreu em setembro de 2007, o juiz Juan del Olmo, na sequência de uma investigação de 21 meses, sentenciou Jamal Zougam (entre vários outros). O cidadão marroquino foi um dos seis homens envolvidos nos atentados terroristas. Ele, que tinha sido detido a 13 de março de 2004, só conheceu a sentença em 2007.

Jamal Zougam teve uma pena de 40 mil anos de prisão. Otman El Gnaoui teve uma pena da mesma valia. José Emilio Suárez Trashorras teve uma pena de “apenas” 35 mil anos. Não foi dada como provada a sua ligação direta com a al-Qaeda.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.