Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 291

Teste de Língua Portuguesa 291

Conheça a efeméride do dia 9 de março, um feito que ficou para a história de Portugal e do Brasil. Depois faça o teste de língua portuguesa 291.

Teste de Língua Portuguesa 291
Teste de Língua Portuguesa 291

Conheça a efeméride do dia 9 de março, um feito que ficou para a história de Portugal e do Brasil. Depois faça o teste de língua portuguesa 291.

Pedro Álvares Cabral inicia viagem histórica: objetivo era Índia, mas o destino foi o Brasil…

Este foi um dos momentos mais marcantes da Era dos Descobrimentos em Portugal. Pedro Álvares Cabral foi o herói improvável que liderou uma representação portuguesa que ficou para a história de dois povos, Portugal e Brasil.

O homem

Pedro Álvares Cabral (1467-1520) é um dos maiores nomes da história de Portugal.

Nascido em Belmonte, aquele que se tornou navegador e explorador português foi o responsável pela descoberta do Brasil ao ter sido o capitão-mor da frota portuguesa.

Filho de Fernão Cabral e de Isabel Gouveia, Pedro Álvares Cabral obteve os benefícios de ter nascido no seio de uma família fidalga, com tradição na prestação de serviços à Coroa. Foi o escolhido para para capitanear a maior expedição naval de Portugal até então. Pouco depois da chegada de Vasco da Gama, foi escolhido por D. Manuel para ser o capitão-mor da segunda expedição à Índia. Assim, Pedro Álvares Cabral teve ao seu comando pilotos de renome como Bartolomeu Dias ou Nicolau Coelho.

A viagem

O rei D. Manuel já tinha enviado à Índia uma frota portuguesa. A armada liderada por Pedro Álvares Cabral foi a segunda frota enviada após o regresso de Vasco da Gama.

Desta feita, a força naval revelava-se poderosa, pois contava com 13 navios (10 naus e 3 caravelas) e mil homens. Nesta viagem, a missão era dar ainda mais expressão aos feitos da viagem anterior, confirmar as informações, consolidar os contactos realizados e respeitar e valorizar os acordos estabelecidos com o rei de Calecute. Ou seja, a sua missão não seria de pendor exploratório, havia outras intenções.

Aliás, além de uma componente político-diplomática e de se ter em conta o fator religioso, nesta viagem havia também a componente comercial, pois pretendia-se estabelecer um profícuo comércio das especiarias.

O dia

No dia 9 de março, a armada lusa partiu de Lisboa com a intenção de chegar à Índia. Ao longo do percurso, a frota passou pelas Canárias e por Cabo Verde num espaço de escassos dias.

No dia 22 de abril de 1500, depois de se terem afastado da costa africana e de terem passado o Equador, a armada portuguesa confirmou sinais de terra chegando ao que hoje designamos como costa brasileira. Os portugueses tinham assim chegado ao que hoje chamamos de Brasil, mais especificamente ao território denominado Ilha de Vera Cruz. Foi assim realizada a descoberta do Brasil.

O acaso

Ora, se o objetivo era apenas o regresso à Índia, então a descoberta do Brasil pode ser encarada como um mero acaso. Contudo, apesar do objetivo desta viagem ser uma ida à Índia, é perfeitamente possível que Cabral possa ter tido em mãos um regimento secreto que ordenava o desvio da rota até ao Brasil.

No entanto, independentemente da questão da intencionalidade, da Descoberta do Brasil ter sido um acaso ou não, a verdade é que o feito ficou para a história como um dos mais significativos contributos de Portugal no mundo.

Descoberta do Brasil

Embora a chegada à Ilha de Vera Cruz por parte da frota portuguesa (aos comandos Pedro Álvares Cabral) tenha sido um dos maiores feitos na Era dos Descobrimentos portugueses, a verdade é que a descoberta do Brasil está também associada a uma expedição liderada por Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514).

No dia 26 de janeiro de 1500, este navegador e explorador espanhol chegou ao cabo de Santo Agostinho (no atual estado de Pernambuco). Esta é tida como a viagem mais antiga a território brasileiro, comprovada documentalmente.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.