Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 290

Teste de Língua Portuguesa 290

Conheça a efeméride do dia 8 de março, o momento importante que visa celebrar a mulher. Depois, arrisque no teste de língua portuguesa 290.

Teste de Língua Portuguesa 290
Teste de Língua Portuguesa 290

Conheça a efeméride do dia 8 de março, o momento importante que visa celebrar a mulher. Depois, arrisque no teste de língua portuguesa 290.

O dia

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março. O Ano Internacional da Mulher foi designado pela ONU no ano de 1975. Mais tarde, mais precisamente em 1977, foram as Nações Unidas a adotar o Dia Internacional da Mulher.

A ação visava não só celebrar a mulher, mas também recordar as conquistas sociais, políticas e económicas, sabendo-se que apenas parte do caminho está percorrido.

História

Sabia que o primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos da América? A celebração deste dia destinado à mulher surge no contexto das lutas femininas que procuraram melhores condições não só de trabalho, como também de vida, pois exigiam os direitos, nomeadamente o do voto.

Impacto mundial

A partir de 1909, começaram as celebrações do Dia Internacional da Mulher. Elas ocorreram em dias diferentes e em meses diferentes (fevereiro ou março), variando de acordo com o país.

Depois de se celebrar nos Estados Unidos da América, no dia 28 de fevereiro de 1909, seguiram-se outros países. Depois desta primeira celebração, a mensagem foi-se propagando e o dia celebrou-se noutros países, nomeadamente Alemanha, Áustria-Hungria, Dinamarca e Suíça.

O hiato

Apesar do Dia Internacional da Mulher ter sido muito comemorado nos países ocidentais

ao longo do século, sensivelmente até a década de 1920, a verdade é que essa celebração foi interrompida. Só posteriormente, na década de 1960, é que o movimento feminista recuperou a celebração que tinha perdido relevância.

Os feitos

Dos feitos ao que é feito atualmente. Os feitos alcançados ao longo do tempo são assinaláveis, pois as condições de desigualdade (de salário e não só) entre mulheres e homens eram gritantes.

Contudo, hoje em dia, a celebração do Dia Internacional da Mulher não possui aquele caráter visceral de luta pelos direitos da mulher. Há uma celebração da mulher onde é politicamente correto as empresas empregadoras se juntarem na celebração e mimarem as suas funcionárias com rosas vermelhas ou outros pequenos gestos. O dia obteve um caráter mais festivo e comercial.

Desigualdade

Ainda há muito para fazer, pois ainda são muitas as diferenças que ocorrem. Existem várias mulheres a liderar nas suas funções, o que por si só já demonstra uma mudança e um progresso. No entanto, quando se comparam ordenados entre homens e mulheres nas mesmas funções, são notórias as diferenças, o que comprova que ainda há muito para ser realizado e que o Dia Internacional da Mulher tem a sua pertinência, devendo manter o fervor inicial que o fez surgir.

União

Apesar do que as separa, pois entre as mulheres de diferentes países há diferenças culturais, linguísticas, étnicas, políticas, económicas, há muito que as une. Na verdade, une a humanidade, pois a luta pelos direitos das mulheres é uma luta de todos, homens e mulheres. Uma união em prol do desenvolvimento, da justiça, da paz e da igualdade.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.