Conheça a efeméride do dia 8 de março, o momento importante que visa celebrar a mulher. Depois, arrisque no teste de língua portuguesa 290.
O dia
O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março. O Ano Internacional da Mulher foi designado pela ONU no ano de 1975. Mais tarde, mais precisamente em 1977, foram as Nações Unidas a adotar o Dia Internacional da Mulher.
A ação visava não só celebrar a mulher, mas também recordar as conquistas sociais, políticas e económicas, sabendo-se que apenas parte do caminho está percorrido.
História
Sabia que o primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos da América? A celebração deste dia destinado à mulher surge no contexto das lutas femininas que procuraram melhores condições não só de trabalho, como também de vida, pois exigiam os direitos, nomeadamente o do voto.
Impacto mundial
A partir de 1909, começaram as celebrações do Dia Internacional da Mulher. Elas ocorreram em dias diferentes e em meses diferentes (fevereiro ou março), variando de acordo com o país.
Depois de se celebrar nos Estados Unidos da América, no dia 28 de fevereiro de 1909, seguiram-se outros países. Depois desta primeira celebração, a mensagem foi-se propagando e o dia celebrou-se noutros países, nomeadamente Alemanha, Áustria-Hungria, Dinamarca e Suíça.
O hiato
Apesar do Dia Internacional da Mulher ter sido muito comemorado nos países ocidentais
ao longo do século, sensivelmente até a década de 1920, a verdade é que essa celebração foi interrompida. Só posteriormente, na década de 1960, é que o movimento feminista recuperou a celebração que tinha perdido relevância.
Os feitos
Dos feitos ao que é feito atualmente. Os feitos alcançados ao longo do tempo são assinaláveis, pois as condições de desigualdade (de salário e não só) entre mulheres e homens eram gritantes.
Contudo, hoje em dia, a celebração do Dia Internacional da Mulher não possui aquele caráter visceral de luta pelos direitos da mulher. Há uma celebração da mulher onde é politicamente correto as empresas empregadoras se juntarem na celebração e mimarem as suas funcionárias com rosas vermelhas ou outros pequenos gestos. O dia obteve um caráter mais festivo e comercial.
Desigualdade
Ainda há muito para fazer, pois ainda são muitas as diferenças que ocorrem. Existem várias mulheres a liderar nas suas funções, o que por si só já demonstra uma mudança e um progresso. No entanto, quando se comparam ordenados entre homens e mulheres nas mesmas funções, são notórias as diferenças, o que comprova que ainda há muito para ser realizado e que o Dia Internacional da Mulher tem a sua pertinência, devendo manter o fervor inicial que o fez surgir.
União
Apesar do que as separa, pois entre as mulheres de diferentes países há diferenças culturais, linguísticas, étnicas, políticas, económicas, há muito que as une. Na verdade, une a humanidade, pois a luta pelos direitos das mulheres é uma luta de todos, homens e mulheres. Uma união em prol do desenvolvimento, da justiça, da paz e da igualdade.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.