Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 288

Teste de Língua Portuguesa 288

Conheça a efeméride do dia 6 de março, um dia que revolucionou a história da química. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 288.

Teste de Língua Portuguesa 288
Teste de Língua Portuguesa 288

Conheça a efeméride do dia 6 de março, um dia que revolucionou a história da química. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 288.

A 6 de março de 1869, a tabela periódica é apresentada por Mendeleev.

Ainda em pleno século XIX ocorre um momento importante: é revelada a primeira tabela periódica. A tabela periódica é apresentada a 6 de março de 1869 por Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), um químico que se tornou importante na história da química, sendo este um precioso contributo que deixou.

O químico Mendeleev

Dmitri Mendeleev, o “pai da Tabela Periódica”, fez um trabalho notável e o seu contributo para o desenvolvimento da química levou a que Mendeleev fosse um dos nomes indicados para receber o Nobel de Química no ano de 1906.

Contudo, quem venceu nesse ano foi o químico francês Henri Moissan (1852 -1907). No entanto, de forma a homenagear o trabalho do químico russo, foi dado o nome de mendelévio ao número do elemento radioativo 101. Mendeleev é um dos 15 cientistas que tem o nome atribuído a um elemento químico.

A primeira tabela periódica

O que é a tabela periódica? A tabela periódica é uma representação visual da lei periódica. Nela, os elementos são classificados de acordo com o seu peso ou número atómico. É importante ter em conta que a tabela periódica de Mendeleev foi o primeiro passo para algo que tem vindo a ser melhorado ao longo do tempo. Foi um processo importante na construção da tabela periódica que conhecemos, mas Mendeleev não apresentou a tabela periódica final.

O contributo de Mendeleev

Mendeleev criou uma carta de papel destinada a cada um dos 63 elementos por ele conhecidos. Ao colocar as cartas em linha (com massa atómica, por ordem crescente) e por coluna os elementos (com semelhantes), Mendeleev reparou que entre os elementos existia uma rede de relações verticais, horizontais e diagonais.

O notável é que ele identificou buracos vazios ou brancos, o que significava que havia elementos por descobrir, apesar de já se conseguir saber quais as propriedades físico-químicas destes elementos em branco. O químico russo acertou em sete propriedades físico-químicas destes espaços em branco. Ao trabalho desenvolvido por Mendeleev foram adicionados à tabela periódica muitos outros contributos.

A apresentação

O momento que entrou para a história da química ocorreu em 1869, mais precisamente no dia 6 de março. O químico russo, nesse dia, apresentou a primeira tabela periódica à Sociedade Russa de Química. Dmitri Mendeleev foi assim protagonista num século onde foram realizados diversos estudos das propriedades químicas.

Curiosidades

Em 2019, celebraram-se os 150 anos da Tabela Periódica, por isso 2019 foi o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. De 1869 a 2020, foi grande o progresso feito. Houve uma evolução na forma como a tabela periódica é apresentada.

Nota

Conferir a tabela periódica aqui.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.