Confira a efeméride de 4 de março, um momento histórico para a história da dança. Em seguida, arrisque no teste de Língua Portuguesa 286.
O ballet “O Lago dos Cisnes” é apresentado pela primeira vez no dia 4 de março de 1877.
O ballet clássico pode não ser do agrado de toda a gente, mas o defeito pode ser mais do preconceito. A beleza e a elegância conquistam todos os que dão a si próprios a oportunidade de contemplar uma peça clássica de ballet. Uma das obras mais emblemáticas é, seguramente, “O Lago dos Cisnes”. Sabia que esta peça foi apresentada pela primeira vez no dia 4 de março de 1877?
Estreia mundial
Pytor Tchaikovsky é o homem responsável pela estreia mundial do ballet “O Lago dos Cisnes”. A obra que se tornou num autêntico clássico que influenciou sucessivas gerações e que ainda hoje toca as pessoas estreou em Moscovo, mais especificamente no Teatro Bolshoi.
Pytor Tchaikovsky
Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893), compositor de raro talento, era russo, mas a sua obra tornou-se mundial. As suas músicas tornaram-se extremamente populares e autênticos clássicos.
O Mundo
Tchaikovski conquistou fama internacional sendo o primeiro compositor russo a conquistar tal feito. A sua carreira foi alicerçada pela sua participação enquanto regente convidado nos Estados Unidos da América, mas também noutros países da Europa.
Recebeu uma pensão vitalícia em 1884. O imperador Alexandre III homenageou assim o homem, reconhecendo também a importância da sua obra.
O Lago dos Cisnes
Esta obra conhecida como “O Lago dos Cisnes” é simplesmente brilhante. Esta foi a primeira grande obra de Tchaikovski. A protagonista escolhida para o espetáculo foi a bailarina Pelageya Karpakova. Apesar das críticas iniciais que levaram a algumas modificações, tornou-se um grande sucesso na época e a sua influência chegou até aos nossos dias.
Características
“O Lago dos Cisnes” é um ballet dramático que é composto por quatro atos distintos. Obra do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer.
O Ato I é dedicado ao aniversário do príncipe Siegfried, onde este escolhe uma esposa entre as convidadas da festa, presente da rainha. No Ato II, o mago Rothbart transformou a princesa Odette e as suas companheiras em cisnes.
No Ato III, o príncipe julga reconhecer Odette, mas na realidade é Odile (filha do mago). No Ato IV, os cisnes brancos tentam consolar a sua princesa, mas ela está destroçada pela decisão do príncipe. Depois, bem, depois é ir ver a peça… Não podemos estragar a experiência e revelar tudo, pois não?
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.