Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 285

Teste de Língua Portuguesa 285

Conheça a efeméride do dia 3 de Março de 1923, onde é publicada uma revista histórica. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 285.

Teste de Língua Portuguesa 284
Teste de Língua Portuguesa 284

Conheça a efeméride do dia 3 de Março de 1923, onde é publicada uma revista histórica. Em seguida, atreva-se no teste de língua portuguesa 285.

A Revista Time foi publicada pela primeira vez no dia 3 de março de 1923. Esta revista internacional é aquela que cria mais impacto mundial.

A revista

A revista Time é atualmente a revista semanal de notícias com maior circulação no mundo. Surgida nos Estados Unidos da América, onde tem grande parte do seu público (20 milhões), esta revista também tem grande impacto mundial. Num público total de 26 milhões de pessoas, 6 milhões encontram-se fora dos EUA.

Em 2012, a sua tiragem de 3,3 milhões de exemplares tornou a Times na segunda revista de circulação semanal com mais tiragens, sendo apenas superada pela People. Esta revista que encanta o mundo centra os seus artigos em conteúdos sobre Estados Unidos da América, Política, Mundo, Ideias, Saúde, Entretenimento e Negócios.

Primeira

A revista Time foi publicada pela primeira vez a 3 de Março de 1923. A primeira capa da Time teve Joseph G. Cannon, da Câmara dos Deputados dos EUA, como protagonista. O preço da revista nessa época era de 15 cêntimos. Será sempre difícil estimar o valor da revista hoje, mas seria o equivalente a 2,25 dólares.

Impacto mundial

Desde então fez história conquistando admiradores em todo o mundo. Além da edição americana, há uma edição europeia (Time Europe, que sucedeu à Time Atlantic) e uma edição asiática (Time Asia) que é editada em Hong Kong. Existe ainda uma Time Canadá que é uma edição canadiana editada em Toronto.

Person of the Year

A Revista Time também é muito conhecida pela eleição que faz todos os anos, distinguindo uma pessoa como Person of the Year, “personalidade do ano”. Recentemente, Greta Thunberg fez história pois, ao ter sido eleita “Personalidade do Ano” pela revista Time,

a ativista sueca de 17 anos (na altura com 16 anos) tornou-se na pessoa mais jovem de sempre a receber tal distinção.

As capas

Foram inúmeras as capas desta revista que entraram para a história, por inúmeras razões: pela irreverência, pela criatividade, pelo poder político e por outras motivações. Entre as mais emblemáticas capas da Time estão números como: Bibi Aisha (uma mulher afegã que teve o rosto mutilado após tentar protestar contra o regime do seu país e da sua família. Foi capa da revista Time a 9 de agosto de 2010); Vladimir Putin e Donald Trump (imagem de dois líderes mundiais unidos num só rosto, tratado digitalmente, publicação de 30 de julho de 2018).

Capa portuguesa

Outra capa particularmente relevante para o povo português é a que é protagonizada por António Guterres, na qual é referido que salvar o planeta “é a batalha das nossas vidas”

O secretário-geral das Nações Unidas foi capa da revista Time, na edição de 24 de junho.

Com o propósito de alertar para as alterações climáticas, António Guterres refere que é “um problema de todos nós” e que, para ser resolvido, necessita que “todos se juntem”.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sempre fui uma fixada em falar e escrever corretamente… Infelizmente, como não é assim fácil, sempre sofri e sofro com isso..
    Agora, morando em outro país, as coisas ficaram um pouco diferentes… Mesmo não exercendo nenhuma função que exija de mim particulat cura seja escrita que falada, continuo me “preocupando” com isso… está no DNA?!… A minga filha é igual a mim! Tem 10 anos de idade mas sempre preocupada com a grafia, com a correção na fala e me corrige sempre!!!
    Gostei da oportunidade de confrontar-me com a língua portuguesa mesmo usando-a muito pouco ultimamente… Não queria perdê-la… e, naturalmente, desejo que minha filha aprenda corretamente, ou o mais perto possível do justo!
    Obrigada!
    N.B.: Como tiveram modíficas gramaticais e eu não estou atualizada, queria saber para o “Bom-Dia”… Eu tinha “aprendido” que eta certo assim mas vendo que ninguém escreve… É displicência ou mudou? Ou, então, eu aprendi errado? Na época estudei, não existiam muitos livros à portdada de mão, nem internet… digo pra mim… Tenho 45 anos.

  2. Desculpem os erros… Não li a mensagem… Tive que parar de escrever pois minha filha me chamou e a enviei esperando fosse sem erros, mas não foi assim…

  3. Mas não se esqueçam de incluir entre os famosos com sangue lusitano o marinheiro Jorge Mendonsa do emblemático beijo na enfermeira Greta Friedman, nas comemorações pelo fim da Segunda Guerra Mundial em Nova York. Ele faleceu aos 95 anos, dia 19.02.2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.