Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 283

Teste de Língua Portuguesa 283

Conheça a efeméride do dia 1 de Março, em que uma universidade mudou Portugal e conquistou o mundo. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 283.

Teste de Língua Portuguesa 283
Teste de Língua Portuguesa 283

Conheça a efeméride do dia 1 de Março, em que uma universidade mudou Portugal e conquistou o mundo. Em seguida, faça o teste de língua portuguesa 283.

No dia 1 de Março de 1290, um documento (Scientiae thesaurus mirabilis) assinado por D. Dinis, está na origem da criação da Universidade de Coimbra.

O documento

D. Dinis assinou o “Scientiae thesaurus mirabilis” e com esse gesto criou, em 1290, uma universidade que enche de orgulho as pessoas de Coimbra e todos os portugueses. Esta tornou-se numa das mais antigas universidades de todo o mundo, sendo ainda a Universidade mais antiga do país.

“Scientiae thesaurus mirabilis” é um documento que dá origem ao Estudo Geral. Este foi reconhecido pelo papa Nicolau IV, ainda em 1290.

A universidade

Sabia que a Universidade criada na sequência do documento Scientiae thesaurus mirabilis

começou por funcionar na cidade de Lisboa? O Rei D. João III foi o responsável por esta Universidade ter sido transferida definitivamente para Coimbra em 1537, momento em que houve um período de migração entre estas duas cidades.

Ficou presente no Paço Real da Alcáçova, mais tarde no Paço das Escolas. Nesta universidade, concentraram-se todas as Faculdades da Universidade de Coimbra (nomeadamente: Teologia, Cânones, Leis e Medicina).

Mudança

O processo de crescimento da Universidade não foi instantâneo. No início, em Coimbra, a Universidade esteve confinada ao Palácio Real. Posteriormente, foi-se estendendo pela cidade. Um crescimento que não apenas modificou a paisagem como tornou-se “a” paisagem: Coimbra transformou-se na cidade universitária.

Mais tarde, no século XX, a Universidade foi alargada com a criação do Pólo II. Este era um espaço dedicado às engenharias e tecnologias. Neste século, foi criado um terceiro Pólo, destinado à área das ciências da saúde.

Atualidade

A Universidade de Coimbra conta atualmente com oito Faculdades (Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Letras, Direito, Ciências do Desporto e Educação Física). Neste espaço, estudam mais de 22 mil alunos. Alunos que devem ter noção que estão num espaço histórico e emblemático que neste ano de 2020 celebra 730 anos.

A Universidade de Coimbra é uma herança única com um património material e imaterial extraordinário. Desde o ano de 2013 que a Universidade de Coimbra é Património Mundial da UNESCO.

Biblioteca da Universidade de Coimbra

A biblioteca joanina da Universidade de Coimbra foi a primeira biblioteca portuguesa a ser construída e é conhecida em todo o mundo pela sua beleza. O monarca D. João V, o Magnânimo, foi a pessoa que a mandou erigir em 1717. Esta só foi fundada no longínquo ano de 1290. Nela está presente um tesouro de valor incalculável.

Além da valorização natural de uma história ímpar e de uma beleza extraordinária, há ainda o património arquitetónico e decorativo incomum e, também, um acervo que é tão rico como vasto. Uma Bíblia Hebraica (séc. XV) está entre as obras mais valiosas presentes na biblioteca. No mundo inteiro, só há 20 exemplares destas bíblias. Uma outra obra que é também um pedaço de história é uma Bíblia Latina das 48 linhas, impressa por dois sócios de Gutenberg e que está datada de 1462.

Há ainda (pelo menos) duas curiosidades interessantes associadas a esta emblemática biblioteca. Nela funcionou uma prisão académica! É verdade e pode ser visitada por quem o quiser fazer. Ela está presente no piso inferior do edifício. Outra curiosidade está na forma de se proteger o património literário. É que nesta biblioteca, durante a noite, há morcegos à solta…

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.