Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 282

Teste de Língua Portuguesa 282

Conheça a efeméride do dia 29 de Fevereiro, um marco histórico para uma monarquia europeia. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 282.

Teste de Língua Portuguesa 282
Teste de Língua Portuguesa 282

Conheça a efeméride do dia 29 de Fevereiro, um marco histórico para uma monarquia europeia. Em seguida, arrisque no teste de língua portuguesa 282.

A Rainha Ulrica Leonor da Suécia abdica do poder, favorecendo o seu marido. O seu marido tornou-se rei, com poder sobre os destinos de um dos países europeus mais emblemáticos.

A rainha

A mulher Ulrica Leonor que se tornou rainha nasceu em Estocolmo, no dia 23 de janeiro de 1688. Ulrica Leonor foi a Rainha da Suécia de 1718 até ao momento em que favoreceu o seu marido, abdicando do poder, em 1720. Desde essa altura até ao momento da sua morte foi Rainha Consorte. A rainha morreu no dia 24 de novembro de 1741.

Família

Carlos XI da Suécia e Ulrica Leonor da Dinamarca foram pais de Ulrica Leonor. Esta era a filha mais nova dos reis. A sua mãe, com a qual partilhava o mesmo nome, foi filha do rei Frederico III da Dinamarca. Carlos XII da Suécia, que foi irmão de Ulrica Leonor, não se casou. Ulrica tornou-se potencial herdeira do trono sueco, depois da princesa Edviges Sofia ter falecido.

O rei

O ambicioso calvinista Frederico de Hesse-Kassel casou com Ulrica Leonor em 1715. Algo que fez com que o seu irmão Carlos temesse que tal casamento fosse uma ameaça que poderia colocar em risco a sua sucessão. Ulrica Leonor avançou com o seu casamento, independentemente dos receios do seu irmão. A sua devoção por Frederico era total.

A morte de Carlos XII, fez com que Ulrica se tornasse rainha, em 1718. Contudo, cerca de dois anos depois, Ulrica abdicou do poder em nome de seu marido. No dia 24 de março, o marido da rainha tornou-se Rei Frederico I.

O poder da Era da Liberdade

Em 1718, Carlos Frederico de Holstein-Gottorp, que era sobrinho da rainha, competiu pela  pela coroa. Contudo, a rainha em conjunto com o marido foram extremamente influenciados pelas forças parlamentares anti-absolutistas, que tinham na sua liderança o conde Arvid Horn. Desta forma, optaram por desistir da maioria dos seus poderes e concederam-nos ao parlamento. Assim, foi inaugurada a Era de Liberdade na Suécia.

O fim

Mas na relação entre ambos nem tudo foram “rosas”… A rainha Ulrica Leonor teve uma vida sem filhos e morreu de varíola no ano de 1741. Contudo, viveu frustrada e extremamente desiludida por não ter tido filhos com Frederico e por este ter tido uma relação extra-conjugal com Hedvig Taube. Esta, amante de Frederico, deu ao rei três filhos bastardos.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.