Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 275

Teste de Língua Portuguesa 275

Será que se escreve benção ou bênção, com acento circunflexo? Fique a saber mais e em seguida, faça o teste de língua portuguesa 275.

Teste de Língua Portuguesa 275
Teste de Língua Portuguesa 275

Será que se escreve benção ou bênção, com acento circunflexo? Fique a saber mais e em seguida, faça o teste de língua portuguesa 275.

Hoje não é tão comum depararmo-nos com a palavra que serve de mote a este artigo. Mesmo assim, por vezes, ainda nos “cruzamos” com ela e a verdade é que este termo nem sempre aparece escrito de forma correta.

Muitos ficaram na dúvida se devem escrever benção ou bênção e, perante essa indecisão, nem sempre tomam a decisão certa. Portanto, é comum vermos esta palavra escrita incorretamente em noticiários, jornais, revistas, entre muitas outras fontes.

Escreve-se benção ou bênção?

Exemplos

– Estrear esse disco nesse palco é uma benção.

– Comer é uma benção.

– Os realizadores do filme de culto deram a sua benção para que se avançasse com a sequela.

– Segundos antes de começar a cantar a música, caiu uma leve chuvinha. Foi como uma benção dos céus.

– A Festa da Padroeira tem bênção aos motoristas, neste domingo.

– “Com bênção e partilha, nunca estaremos sozinhos!” – afirmou o Papa.

– A forma correta de escrever a palavra é bênção.

– A Bênção dos Anzóis marca a celebração do dia de São Pedro.

Vejamos, então, o significado da palavra bênção.

Bênção é uma palavra que vem do latim benedictiõne, com o mesmo significado, isto é, ato ou efeito de benzer ou abençoar. Na religião, é o sinal com que se invoca o favor divino. Por exemplo, na religião católica, fazer o sinal da cruz é benzer-se ou benzer algo. Significa também benefício, favor especial, graça. Pedir a bênção significa pedir proteção (antigamente, pedia-se ao pai a bênção, antes de deitar) e aprovação.

Assim, a palavra que está gramaticalmente correta é bênção. Logo, bensão, benção e bênsão são formas erradas de escrever esta palavra.

Plural

No plural, a palavra bênção fica bênçãos. Assim, são erros bençãos, bensãos, bênsões, benções ou bênções,

No novo acordo ortográfico, existem algumas palavras com acento circunflexo. Entre elas, estão as palavras paroxítonas que contêm, na sílaba tónica, as vogais fechadas com a grafia “a”, “e”, “o” e que terminam em “-ão”, “ãos”, “-eis”, “-i(s)” ou “-us”, tal como: bênção(s), côvão(s), Estêvão, zângão(s); devêreis (de dever), escrevêsseis (de escrever), fôreis (de ser e ir), fôsseis (id.), pênseis (pl. de pênsil), têxteis (pl. de têxtil); dândi(s), Mênfis; ânus.

Assim, o termo bênção é acentuado da mesma forma que todas as palavras paroxítonas, cuja conclusão é igual a  “ã, ãs, ão e ãos”, cumprindo as regras ortográficas da língua portuguesa. Entre outras palavras acentuadas desta forma, estão: acórdão; bênção; sótão; órgão; órfão.

Conclusão

As frases 1, 2, 3 e 4 usam o termo “benção”, erradamente. Enquanto as frases 5, 6, 7 e 8 usam a palavra correta: “bênção”.

Nota: No Brasil, embora a palavra benção também esteja registada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras), a grafia preferencial e adequada é bênção.

Assim, “benção” é a maneira antiga e popular de dizer (inadequadamente) a palavra. Por isso, “bênção” deve ser encarada como a maneira mais correta de escrever a palavra, sendo “benção” um termo incorreto (e obsoleto), mesmo para os brasileiros.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.