Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 274

Teste de Língua Portuguesa 274

Devemos dizer confrangedor ou constrangedor? Será que ambas as palavras existem? Fique a saber mais e em seguida, faça o teste de língua portuguesa 274.

Teste de Língua Portuguesa 274
Teste de Língua Portuguesa 274

Devemos dizer confrangedor ou constrangedor? Será que ambas as palavras existem? Fique a saber mais e em seguida, faça o teste de língua portuguesa 274.

As palavras parónimas apresentam pronúncia e grafia semelhantes, o que possibilita mais facilmente a troca destes conceitos. Além disso, existem frases cujo sentido e contexto permitem o uso de ambas as palavras, o que adensa a confusão entre ambos os termos. Percebamos, então, a diferença entre ambas as palavras.

Devemos dizer confrangedor ou constrangedor?

Vejamos, então, alguns exemplos da aplicação destes conceitos em contextos diferentes.

– É confrangedor estrear um filme numa só sala em Lisboa. / É constrangedor estrear um filme numa só sala em Lisboa.

– É confrangedor ver a falsidade e a incompetência do presidente dos Estados Unidos da América. / É constrangedor ver a falsidade e a incompetência do presidente dos Estados Unidos da América.

– É humilhante, constrangedor, intimidador e desagradável receber piropos. / É humilhante, confrangedor, intimidador e desagradável receber piropos.

– Foi confrangedor assistir nas notícias ao ato terrorista. / Foi constrangedor assistir nas notícias ao ato terrorista.

– É absolutamente confrangedor estar num espaço com tanta história. / É absolutamente constrangedor estar num espaço com tanta história.

Será que é difícil identificar qual o melhor conceito a aplicar em determinada frase? Certamente que conhecendo o significado dos termos, ficará mais fácil compreender as frases anteriores. Passemos, então, à definição de ambos os conceitos.

Confrangedor

Algo que confrange, angustioso, aflitivo. Algo que aperta, que oprime, que aflige, que atormenta.

Constrangedor

Algo que constrange. Quando algo ou alguém obriga outro a fazer algo contra a sua vontade. Quando alguém é vítima de coação; é compelido pela força ou pela ameaça, a fazer algo. Deixar pouco à vontade, inibir, envergonhar. Deixar inseguro, embaraçar. Ficar inibido, conter-se, retrair-se.

Nota

Em alguns cenários, podemos ter que recorrer a ambos os adjetivos para descrever uma determinada situação. Algo pode ser simultaneamente constrangedor e confrangedor. Por exemplo: “É confrangedor e constrangedor testemunhar a tremenda insensibilidade pública para com a pobreza.”

Outros exemplos:

Estamos perante uma situação confrangedora quando aflitos ou quando sofremos de alguma dor, como quando estamos encarcerados no próprio carro, após termos sofrido um acidente.

Estamos perante uma situação constrangedora quando alguém, em pleno trânsito, nos apanha distraídos com a mão no nariz.

Estamos perante uma situação simultaneamente constrangedora e confrangedora quando, por exemplo, somos atropelados pelo próprio carro por nos termos esquecido de puxar o travão de mão. Ficar com a perna partida é um contexto confrangedor, enquanto que explicar à polícia que foi por mera distração que não se travou o carro é algo verdadeiramente constrangedor.

Agora que dominamos perfeitamente os conceitos, podemos aplicar os conhecimentos adquiridos no desafio lançado anteriormente.

É confrangedor estrear um filme numa só sala em Lisboa. X / É constrangedor estrear um filme numa só sala em Lisboa. ✓

– É humilhante, constrangedor, intimidador e desagradável receber piropos. ✓ / É humilhante, confrangedor, intimidador e desagradável receber piropos. X

– Foi confrangedor assistir nas notícias ao ato terrorista. ✓ / Foi constrangedor assistir nas notícias ao ato terrorista. X

– É absolutamente confrangedor estar num espaço com tanta história. ✓ / É absolutamente constrangedor estar num espaço com tanta história. X

Dica

Sabendo que depende sempre do contexto e que cada conceito é muito mais rico do que apenas recorrer a um sinónimo, podemos substituir confrangedor por angustiante ou doloroso, enquanto o termo constrangedor podemos substituir pela palavra humilhante.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.