Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 269

Teste de Língua Portuguesa 269

Conheça palavras que descrevem na perfeição momentos e situações de fragilidade financeira. Em seguida, atreva-se no Teste de Língua Portuguesa 269.

Teste de Língua Portuguesa 269
Teste de Língua Portuguesa 269

Conheça palavras que descrevem na perfeição momentos e situações de fragilidade financeira. Em seguida, atreva-se no Teste de Língua Portuguesa 269.

Mesmo nos momentos mais frágeis, há espaço para o pensamento positivo. Uma má aposta ou um mau investimento pode levar a viver dias terríveis de pobreza (que pode ser momentânea, claro).

Por vezes, surgem momentos na nossa vida, na vida de amigos ou familiares de grande fragilidade financeira. São períodos sensíveis em que, por vezes, pode recorrer-se ao humor ou a algumas expressões para definir esse contexto, de modo a tentar tornar essa fase menos penosa do que na realidade ela é.

Sinónimos e expressões da palavra pobreza

Significado de pobre

Termo que vem do latim vulgar popĕre, do latim clássico paupĕre. Significa que tem poucas posses, poucos recursos, que está necessitado. Que mostra pobreza, mísero, miserável. Que produz pouco, estéril. Escasso. Que inspira piedade, coitado. Que é de pouco valor, sem qualidade. Pessoa que vive da caridade pública, indigente; mendigo; pedinte. Pessoa que inspira comiseração, miserável, infeliz, coitado, desprotegido.

Expressões com a palavra pobre

Pobre de Cristo

Significa pessoa infeliz, desvalida.

Pobre de espírito

Pessoa de boa-fé, simples, sem segundas intenções. Pessoa ingénua, demasiado crédula, simplório. Indivíduo cujas ideias ou atitudes revelam ser superficiais, tacanhas e limitadas. Pessoa pouco apegada aos bens materiais.

Pobre diabo

Indivíduo sem importância, mero tolo.

Pobre homem

Homem bondoso, inofensivo.

Expressões sinónimas da palavra pobre

Andar nas lonas

No sentido popular, significa estar sem dinheiro, estar gasto.

Andar ó tio ó tio

Procurar algo por todos os lados, recorrendo ao auxílio de outras pessoas. É andar sem posses e sentir-se forçado a pedir dinheiro emprestado.

Estar sem cheta

Cheta é um termo de origem obscura que significa, no sentido coloquial, pequena quantia de dinheiro, chavo, tusto. Estar sem cheta é estar sem absolutamente nada.

Estar sem um tusto

Idêntica à expressão anterior. Tusto tem como significado uma escassa quantia de dinheiro. Dizer que se esté sem tusto é o mesmo que dizer que não se tem rigorosamente nada.

Estar na merda

Uma forma mais agressiva de expressar a frustração de estar numa condição de penúria.

Estar liso

Estar liso refere-se ao ato de colocar a mão sobre o bolso e senti-lo liso, ou seja, sem moedas, sem dinheiro.

Estar teso

Teso tem como significado algo esticado, tenso, inteiriçado. No sentido popular, significa estar sem dinheiro.

Voar baixinho

Alguns ousam usar o que têm e o que não têm para voar alto, mas posteriormente são confrontados com a realidade de ter que voar baixinho, sem ambições, de forma modesta, com pouco dinheiro.

Teso como um carapau

Acrescenta-se à expressão “estar teso” a imagem do carapau, conhecido pela sua dureza e firmeza.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.