Início Cultura Teste de Língua Portuguesa 259

Teste de Língua Portuguesa 259

Conheça palavras conotadas com a religião e que contribuem para enriquecer a nossa língua. Mas antes disso, vença o desafio no teste da língua portuguesa 259.

Teste de Língua Portuguesa 259
Teste de Língua Portuguesa 259

Conheça palavras conotadas com a religião e que contribuem para enriquecer a nossa língua. Mas antes disso, vença o desafio no teste da língua portuguesa 259.

Desde sempre que os seres humanos procuraram encontrar na religião algumas das respostas às questões mais radicais que a humanidade conseguiu formular. Essa busca por respostas levou a diferentes propostas que desencadearam filosofias e religiões distintas. Essa diversidade acaba por enriquecer o conjunto de palavras que temos à nossa disposição.

Assim, revela-se extremamente interessante conhecer melhor esta série de palavras. Por isso, achamos que a criação destes artigos é não só pertinente, como também estimulante, pois permite aprofundar conhecimentos sobre uma diversidade de conceitos conotados com a religião, direta ou indiretamente. Um lado da dimensão humana com uma história (em toda a sua pluralidade) extremamente fascinante.

Palavras ligadas à religião

Rezar

Dizer orações; orar. Como verbo transitivo, celebrar (missa). Mencionar, referir, pronunciar. Determinar, prescrever. No sentido figurado, pode ser usado no sentido de resmungar.

Politeísmo

Doutrina ou religião que admite ou defende uma pluralidade de deuses. Termo que vem do grego polýs, “muito(s)” e théos, “deus”, mais o ismo. Tem como antónimo o monoteísmo, uma visão que só admite a existência de um deus, criador de tudo.

Fiel

Termo que vem latim fidele. Aquele que guarda fidelidade, que cumpre os compromissos assumidos. Leal; probo. Seguro. Constante, que é exato ou verdadeiro em relação àquilo que pretende refletir. Aquele que cumpre os compromissos de monogamia assumidos com o cônjuge, companheiro(a) ou namorado(a). Empregado que tem a seu cargo a guarda de valores. Fiel é também um termo que se usa para o ajudante de tesoureiro.

No plural, é um termo que identifica sectários de uma religião; fiéis também significa “os cristãos”. Por exemplo, a comemoração dos fiéis defuntos, que ocorre no dia 2 de novembro, é a comemoração dos cristãos falecidos.

Budismo

Termo que vem de Buda + ismo ou do francês bouddhisme. Enquanto religião, é o sistema filosófico e religioso fundado na Índia por Siddarta Gautama (563 a.C. – 483 a.C.). O Buda que atribui um papel central ao conceito do karma e que se baseia na noção de que toda a existência é sofrimento para definir como objetivo central de cada vida humana a obtenção do nirvana, o estado de libertação suprema.

Católico

Do grego Katholikós, “universal”, e do latim, catholicu. Religião que professa o catolicismo, que é universal. No sentido popular e figurado, é termo que se refere a alguém que está bom de saúde, bem-disposto, que funciona bem. O que segue a religião que tem como chefe o papa.

O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.