Para testar o seu nível de português e outras áreas do saber aqui encontra, sempre, os melhores desafios. Aventure-se no Teste de Língua Portuguesa 234.
Mesmo para quem tem a língua portuguesa ou o português como língua materna, é natural existirem dúvidas na forma como nos devemos expressar mais corretamente, em certas ocasiões. Além disso, um idioma é um “organismo” vivo e em constante mutação e, obviamente, que o português de Gil Vicente, Camões ou, mesmo, Pessoa não é certamente equivalente ao nosso.
Nós, portugueses, partilhamos a língua com brasileiros, africanos e asiáticos, assumindo-se o português como o seu principal instrumento de comunicação, quer dentro da comunidade, quer no relacionamento com outras comunidades lusófonas.
Todavia, é certo que a nossa língua apresenta grande diversidade interna, consoante as regiões e os grupos que a usam, não fosse uma das principais línguas em termos mundiais (sexto idioma mais falado no planeta). Por essa razão, a língua portuguesa é portadora de uma história (longa, por sinal); é matéria-prima de várias literaturas; e é instrumento de afirmação mundial de diversas sociedades.
A língua portuguesa nasceu no norte e expandiu-se para sul. Entre os séculos IX e XIV deu-se a elaboração da língua, propriamente dita. Já a partir do século XV deu-se a expansão da língua, para fora das fronteiras europeias.
Teste agora os seus conhecimentos no Teste de Língua Portuguesa 234.
Citação do dia
“Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.”
Clarice Lispector (1920 – 1977)
Poema do dia
À Luz da Lua!
Iamos sós pela floresta amiga,
Onde em perfumes o luar se evola,
Olhando os céus, modesta rapariga!
Como as crianças ao sair da escola.
Em teus olhos dormentes de fadiga,
Meio cerrados como o olhar da rola,
Eu ia lendo essa ballada antiga
D’uns noivos mortos ao cingir da estola…
A Lua-a-Branca, que é tua avozinha,
Cobria com os seus os teus cabellos
E dava-te um aspeto de velhinha!
Que linda eras, o luar que o diga!
E eu compondo estes versos, tu a lel-os,
E ambos scismando na floresta amiga…
António Nobre (1860 – 1900)
Receita do dia
Receita tradicional de bolo do caco
Ingredientes
– 1 kg de farinha
– 750 gr de batatas doces
– 25 gr de fermento de padeiro
– 1 pitada de sal
– Água, q.b.
Modo de preparação
– Descasque as batatas, coza-as em água e reduza-as a puré.
– Desfaça o fermento em cerca de 150 ml de água e junte o sal.
– Coloque a farinha numa bancada, abra um buraco no meio e coloque a batata doce e o fermento. Deixe fermentar entre 2 a 3 horas.
– Divida a massa em pequenas porções e espalme.
– Leve a cozinhar de ambos os lados, numa chapa bem quente.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.