Aqui encontra sempre os melhores testes. Quer testar o seu nível de português e outras áreas do saber? Aventure-se no Teste de Língua Portuguesa «171».
Antes de testar os seus conhecimentos, partilhamos consigo alguns poemas, citações, curiosidades e até receitas, para que aprenda mais sobre Portugal e o mundo.
Encare o dia como um desafio e ponha-se à prova com o nosso quiz/teste.

Citação do dia
“Educação gera confiança. Confiança gera esperança. Esperança gera paz”
Confúcio, filósofo chinês (551 a.C.-479 a.C.)

O Verme
Existe uma flor que encerra
Celeste orvalho e perfume.
Plantou-a em fecunda terra
Mão benéfica de um nume.
Um verme asqueroso e feio,
Gerado em lodo mortal,
Busca esta flor virginal
E vai dormir-lhe no seio.
Morde, sangra, rasga e mina,
Suga-lhe a vida e o alento;
A flor o cálix inclina;
As folhas, leva-as o vento.
Depois, nem resta o perfume
Nos ares da solidão…
Esta flor é o coração,
Aquele verme o ciúme.
Machado Assis (1839-1908)

Factos do dia de hoje
Sabia que hoje é Dia Mundial da Pneumonia?

O dia de hoje na história
No dia 12 de novembro, ocorreram diferentes factos históricos de relevo, tais como:
– Stan Lee foi a figura de maior relevo do universo dos super-heróis, em banda desenhada. Faleceu aos 95 anos, em 2018. Stan Lee fazia brevíssimas aparições nos filmes dos super-heróis da Marvel, tais como: X-Men, Hulk, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, entre muitos outros.
– A rainha da Pop, Madonna, lançou o álbum “Like a Virgin”, o seu segundo álbum de estúdio, em 1984, tendo-o relançado mundialmente no ano seguinte, em 1985.
– A sonda Voyager 1 chegou às proximidades de Saturno, mais de três anos após ter sido feito o seu lançamento. Foi em 1980. Dotada de equipamento adequado, enviou preciosas fotografias, revelando informação valiosa sobre os anéis e satélites de Saturno. Ficou a saber-se que, em vez dos 6 anéis que se pensava, o planeta tem, na verdade, centenas de anéis, assim como mais 3 luas do que se pensava.
– Paulinho da Viola nasceu em 1942, no Rio de Janeiro. Músico famoso no Brasil, tornou-se um dos grandes representantes do samba.
– O poeta brasileiro Augusto dos Anjos faleceu em 1914, na cidade de Leopoldina (MG). Tinha apenas 30 anos de idade e a causa da sua morte foi uma pneumonia.
– Na madrugada de 1823, D, Pedro I do Brasil deu instruções ao exército para a realização de uma invasão ao Plenário da Assembleia Constituinte, naquela que ficou conhecida como “A Noite da Agonia”. Nessa noite, foram presos e deportados muitos deputados que se preparavam para redigir a primeira Constituição do Brasil.
– O Haiti tornou-se no primeiro estado independente da América Latina, conquistando a sua independência do jugo francês. Em 1803, foi proclamada a independência. Um escravo nascido numa plantação do Norte, chamado Dessalines, tornou-se o chefe do recente Estado haitiano. Posteriormente, ainda no seu primeiro ano de mandato, autoproclamou-se Imperador do país, autonomeando-se Jacques I.
– Em 1799, é registada pela primeira vez na América do Norte uma Chuva de Meteoros. O astrónomo norte-americano, Andrew Ellicott Douglass, testemunhou a chuva de meteoros Leónidas a partir de um navio que estava presente na costa de Florida Keys.
– Em 1746, nasceu, na Fazenda do Pombal (MG), Joaquim José da Silva Xavier. Ele tornou-se um herói nacional do Brasil e ficou conhecido como Tiradentes. Foi executado no dia 21 de abril de 1792, por enforcamento. Posteriormente, esse dia tornou-se feriado nacional no Brasil.

Receita do dia
Tostas de húmus com pimentos e azeitonas
Ingredientes
– 2 pães de cereais ancestrais
– 40 g de pimento vermelho (em conserva)
– 30 g de azeitonas (descaroçadas, em rodelas)
– 1 c. de sopa com azeite
– 4 c. de sopa com húmus
– 1 c. de sopa com salsa
– 1 c. de chá com sementes de sésamo (tostadas)
Modo de preparação
– Fatie finamente o pão (na diagonal).
– Pincele, cada um dos lados, com azeite.
– Leve o pão a torrar ligeiramente.
– Pique as azeitonas. Reserve.
– Pique o pimento. Reserve.
– Pique a salsa. Reserve.
– Misture os picados.
– Barre com o húmus as tostas.
– No topo, coloque a mistura preparada.
– Salpique com as sementes de sésamo.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.
Não gostei desse novo modelo do quiz. Às letras estão muito pequenas.
Muitos anúncios, quando Clico para tirar o anúncio já consta como resposta. A imagem de fundo confunde minha visão.