Domine a arte de cozinhar polvo com os segredos dos especialistas! Aprenda as melhores técnicas para cozer polvo deixando-o macio e tenro. Quando o polvo é feito por um chef, fica delicioso. Quem não gosta de comer um polvo macio, tenro, irresistível? Contudo, não é necessário ir a um restaurante e pagar uma refeição cara para comer um polvo saboroso.
Este é um ingrediente especial, com as suas particularidades. Se não for devidamente confecionado, pode apresentar-se sem qualidade, duro, rijo e borrachoso. Os truques que os especialistas partilharam permitem-nos fazer em casa um verdadeiro petisco com este ingrediente. Iremos partilhar consigo as estratégias que os chefes usam para confecionar polvo da melhor forma.
As melhores técnicas para cozer polvo deixando-o macio e tenro

-
Critério na escolha
Como acontece em tudo na vida, a tomada de decisão tem influência. É muito importante saber escolher o polvo. No momento da compra, convém escolher o produto certo. Trata-se de um momento que é parte do sucesso do prato que irá confecionar.
Deve optar por polvos frescos e deve evitar comprar polvos congelados. Selecione um polvo que se apresente de tamanho médio, com cerca de um quilo. Se os polvos pequenos devem ser evitados, porque são demasiado novos e não apresentam a mesma qualidade fina, os polvos de maiores proporções são mais velhos e tendem a apresentar uma carne mais dura.
Outra informação a ter em conta no momento de comprar é o aspeto. Selecione polvos que apresentem uma cor rosada e sem mazelas. Ocasionalmente, há polvos que são vendidos e que apresentam lesões, foram feridos ou têm tentáculos a menos ou foram parcialmente cortados. Além disso, evite comprar polvos com cheiro estranho ou odor forte. O polvo deve cheirar a peixe fresco.
-
A preparação do polvo
Antes de preparar o polvo, convém primeiro lavar bem os tentáculos. A lavagem pode ser realizada numa mistura caseira, composta por água, gelo e umas gotas de vinagre. Desta forma, irá higienizar o polvo e, simultaneamente, irá deixar as fibras da carne bem mais macias. É fundamental investir tempo e dedicação nesta etapa da pré-preparação.
No vapor, deve demorar-se entre 1h30 a 3h, colocando em lume brando. Este processo leva tempo. Contudo, confirmará que compensa no final, através do sabor e da textura!
- Primeiro, coloque 600 ml de água numa panela.
- Em seguida, adicione 650 ml de vinho branco (seco).
- Posteriormente, junte a cebola (devidamente descascada e cortada de forma grosseira).
- No imediato, adicione 250 g de cenoura, mais 250 g de alho-francês.
- Depois, acrescente 300 g de aipo.
- Então, coloque um maço pequeno de manjericão.
- Em seguida, para verificar se está pronto, use um garfo para furar o polvo.
- Finalmente, após ver que o polvo já está com uma consistência macia, desligue o lume.
- Deve cortar os tentáculos em tiras ou rodelas, quando eles estão quentes.
As melhores técnicas para cozer polvo deixando-o macio e tenro -
O tempero
O tempero do polvo pode ser feito com limão, manjericão, sal e pimenta. Deve fazê-lo apenas após o polvo estar cozido. Faça-o pouco antes de preparar o prato. Contudo, tempere sem exageros, porque se pretende usufruir do sabor natural do polvo.
-
A apresentação
Todos sabemos que os olhos também comem! O polvo é um ingrediente atrativo. Ele é figura de relevo em vários pratos tradicionais, nomeadamente nas culinárias portuguesa e japonesa.
Existem vários pratos deliciosos feitos com este ingrediente versátil que pode ser cozido, frito, assado, grelhado. A apresentação conta muito. O polvo pode ser acompanhado com vários acompanhamentos atrativos, nomeadamente: batata frita, batata cozida, arroz, salada, massa, entre outras opções.
O polvo também pode ser enriquecido com diversos molhos. No entanto, neste ingrediente, deve apostar-se numa apresentação simples. Pode refogar uma ou duas cebolas e adicionar estes elementos ao polvo inteiro.
Outra opção passa por servir o polvo fatiado. Há quem prefira grelhar apenas os tentáculos e servir estes elementos com um delicioso molho vinagrete.
-
Conclusão
Os truques de especialistas são conhecidos. Por isso, agora devem ser partilhados como segredos entre amigos e familiares. Após partilharmos consigo esta informação que assegura o polvo perfeito, pode informar quem mais gosta sobre a metodologia a usar para se ter o polvo perfeito.
Agora já aprendeu a fazer este petisco pode surpreender a família e os amigos com um prato delicioso, de comer e chorar por mais. Ora, sendo um evento especial, aproveite para abrir uma boa garrafa de vinho. Este tipo de alimento (o polvo) sabe bem melhor quando se está num contexto com boa disposição, rodeado de muita gente.
Aprenda a preparar:
- Como fazer o melhor polvo frito para comer e chorar por mais
- 7 receitas de polvo fantásticas
- Como fazer polvo à lagareiro de comer e chorar por mais
As pessoas também perguntam
Quantos tentáculos tem um polvo?
Os polvos têm oito tentáculos. Estes elementos do corpo são flexíveis e permitem-lhe executar um vasto leque de ações. Os polvos utilizam os seus tentáculos para realizarem diversos tipos de movimento, nomeadamente andar, rastejar e nadar.
O que é polvo cabeçudo?
O polvo-cabeçudo é uma espécie de molusco pertencente à família Octopodidae. Este animal tem o nome científico Eledone cirrhosa. A autoridade científica desta espécie é Lamarck e foi descrita no ano de 1798.
Quão inteligente é o polvo?
Está cientificamente provado que os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados.
Após a realização de testes com labirintos e resolução de problemas, ficou comprovado que os octópodes apresentam memórias de factos recentes e remotos. Eles demonstraram conseguir abrir frascos, apertar parafusos e até pegar em itens dentro de uma cesta.
São os únicos invertebrados capazes de utilizarem ferramentas. Alguns exemplares pegaram em cascas de coco e transformaram-nas em abrigos.