A beterraba é um alimento poderoso que nos deixa mais fortes. Este superalimento chamado está repleto de benefícios.
Este alimento é um tubérculo muito peculiar, pela quantidade de nutrientes e propriedades medicinais que possui. Este tubérculo, que se destaca pela sua forma e cor incomuns (é arredondada e de cor vermelha arroxeada), revela-se na verdade um superalimento, repleto de benefícios para a saúde.
Este tubérculo é ainda um alimento bastante versátil, sendo um precioso aliado para quem se entrega com criatividade à cozinha. É um alimento que pode ser consumido das mais variadas formas, nomeadamente: cru, grelhado, cozido ou assado. Fique a conhecer melhor um superalimento chamado beterraba.
Leia também: O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Mito ou verdade?
Um superalimento chamado beterraba repleto de benefícios

Integração na alimentação
A versatilidade deste fabuloso alimento permite que ele seja confecionado de diversas formas. Sendo um alimento que pode ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado, não faltam receitas onde este tubérculo seja incluída.
Por exemplo, sumos naturais (dá cor e sabor a sumos frescos, com frutas como limão, laranja, ananás ou outras), saladas (permite colorir saladas deliciosas), sopas (um creme de beterraba e cenoura, além de saudável, é muito saboroso), ou outras.
Características
Este alimento tem o nome científico de Beta vulgaris. Este tubérculo, que foi cultivado pela primeira vez pelos romanos, é um alimento fascinante. Ela possui um sabor térreo e propriedades que tornam este produto num superalimento. Os seus níveis de betaína, fitonutrientes e antioxidantes tornam este alimento precioso pela sua poderosa ação anti-inflamatória. Estas características tão especiais deste tubérculo permitem a este alimento trazer diversos benefícios para a saúde. São tantas as vantagens que já se considera a beterraba um superalimento!
Estes produtos são firmes, suaves e enrugadas. Quando estão frescas, os talos devem estar intactos e sem sinais de deterioração, pois pretende-se que apresentem a máxima frescura no momento da compra. Este alimento não deve ser congelada crua e tem uma validade, quando conservada no frigorífico, que pode variar entre duas a quatro semanas. Depois de cozinhada, ela pode ser colocada no congelador, pois o seu sabor e textura irão manter-se.

Valor nutricional
Este tubérculo é um alimento extraordinário e extremamente saudável. Este tubérculo é constituído essencialmente por água (87%), tendo ainda hidratos de carbono (8%) e fibras (2%). Por cada 100 gramas de beterraba cozinhada, consome-se apenas 44 kcal. Além disso, possui cerca de 10 gramas de hidratos de carbono (dos quais 8g são açúcares), 2 gramas de proteínas, 2 gramas de fibras e apenas 0.2 gramas de gordura.
- vitamina B9
- vitamina C
- potássio
- magnésio
- ferro
- cálcio.

Benefícios da beterraba
Diminui a pressão arterial, significativamente!
Este tubérculo possui nitrato inorgânico, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. Este alimento ajuda no controlo da pressão arterial e do aumento da formação de óxido nítrico. Pode e deve, por exemplo, beber regularmente sumo de beterraba.
Alguns autores conseguiram demonstrar este efeito benéfico através de um estudo realizado utilizando este alimento em forma de 500ml de sumo. Os resultados concluíram que a pressão arterial sofreu uma diminuição significativa, após a ingestão regular do sumo.

Melhora a digestão e regula o trânsito intestinal
As fibras estão presentes no tubérculo em boa quantidade, por isso a beterraba promove a regularidade da evacuação, além de contribuir para uma boa digestão. Ao melhorar o trânsito intestinal, ela contribui para um sistema digestivo mais saudável.
Melhora a performance física e desportiva, substancialmente!
Os nitratos presentes neste tubérculo são ótimas para quem adota uma ativa na vida (vai ao ginásio ou pratica algum desporto), pois melhoram a oxigenação muscular, ao longo do desempenho físico.
Receita

Sopa de Beterraba
Ingredientes
– 3 beterrabas (sem casca, picadas, sensivelmente 500g)
– 1 cebola (picada)
– 1 cubo de caldo de legumes
– 2 c. de sopa de sumo de limão
– 1 c. de sopa de óleo
– 1 c. de chá de açúcar
– ½ c. de sopa de amido de milho
– 1,5L água
– Sal q.b.
Leia também: Chocolate e vinho tinto melhoram a memória, diz estudo
Modo de Preparação
– Descasque, corte a cebola às rodelas finas e lave. Reserve.
– Corte e lave a beterraba. Reserve.
– Junte o óleo numa panela de pressão e coloque em lume alto.
– Acrescente a cebola para refogar por 4 minutos ou até ficar translúcida.
– Junte a água, o sumo de limão e o açúcar.
– Acrescente a beterraba e o caldo de legumes.
– Posteriormente ao início da fervura, deixe em lume por 15 minutos.
– Coloque a sopa no copo do liquidificador e bata até ficar uniforme.
– Volte a colocar numa panela em lume alto.
– Junte o amido de milho (previamente dissolvido em ½ c. de sopa de água) e deixe cozinhar.
– Vá mexendo a sopa (por sensivelmente 1 minuto) e aguarde que encorpe.
– Tempere com sal a gosto.
– Aguarde que a sopa arrefeça e esteja pronta a servir.