Um produto que promete grandes resultados… Leia este artigo e fique a saber o que é a Spirulina, para que serve, como tomar e os seus benefícios.
Vivemos uma época em que os programas televisivos estão repletos de publicidade a medicamentos e suplementos que prometem resultados milagrosos. Mas, por vezes, as promessas que uns fazem não se constatam na realidade.
Deve, por isso, manter-se sempre a postura de desconfiar da esmola grande que é oferecida. Entre os produtos que têm gerado grande interesse está a spirulina.
Leia este artigo e fique a saber quais os seus benefícios e algumas das razões que deram fama a este produto.

Spirulina, o que é?
A Spirulina é uma alga microscópica unicelular que pode ser aproveitada como suplemento alimentar. É conhecida como “alga-azul”, pois adquire uma cor azulada inusitada, devido à presença de um fitoquímico na sua composição.
Alguns povos indígenas do México e de África alimentam-se desta alga que é consumida há milhares de anos. Ela possui um formato em espiral e uma cor azul-esverdeada. Tem, ainda, sido indicada como um alimento extremamente importante na dieta vegetariana, pela sua riqueza ímpar em aminoácidos, minerais, proteínas e vitaminas. São, por isso, muitos os benefícios da spirulina.
Para que serve?
Integrar a spirulina na sua dieta alimentar permitirá emagrecer. Claro que esta promessa de perda de peso implica também integrar na sua rotina diária a prática de exercício físico. A spirulina é comercializada sob diferentes formatos. Por exemplo, sob a forma de comprimidos, suspensão oral ou cápsulas.
Dieta vegetariana
Os vegetarianos podem ver na spirulina um excelente suplemento, pois ela representa uma ótima fonte proteica. Mas ela não é apenas recomendada a vegetarianos, pois é um complemento importante em diferentes dietas, com o objetivo da perda de peso.
A spirulina possui um elevado valor energético e nutricional, o que gera um efeito saciante que é extremamente positivo para quem pretende perder peso, pois ajuda a evitar o consumo de outros alimentos.
Como tomar?
Naturalmente, recomenda-se sempre que a spirulina seja tomada com o acompanhamento e a orientação de um médico ou nutricionista. Devem ser tomados entre 1 a 8 gramas (recomendação mais comum), sendo que o valor deve ser ajustado de acordo com os objetivos.
A spirulina pode ser consumida numa dose única ou ser fracionada em 2 a 3 doses por dia. Ela deve ser tomada pelo menos 20 minutos antes das principais refeições, de forma a dar tempo ao corpo para assimilar os seus efeitos.
- 1g por dia basta para quem pretende tomar a spirulina como suplemento.
- 2 g por dia é o indicado para quem pretende um apoio no controlo da glicemia.
- 2 a 3g por dia é o suficiente para quem pretende baixar o peso.
- 3,5 a 4,5g por dia é quantia suficiente para contribuir para o controlo da pressão arterial.
- 4,5 g por dia servirá como apoio ao tratamento da gordura no fígado.
- 1 a 8 gramas por dia irá contribuir para o controlo mais eficaz do colesterol.
- 2 a 7,5 g por dia irá contribuir para melhorar a performance muscular.
Os benefícios
A spirulina possui uma excelente biodisponibilidade. Os seus nutrientes são altamente biodisponíveis, sendo por isso assimilados pelo organismo de forma extremamente rápida. Tal deve-se à composição da sua parede celular, pois esta é composta por mucopolissacarídeos.
A spirulina possui também uma riqueza assinalável em ácido gama-linoleico (GLA), que é algo raro e que gera diferentes benefícios, pois este ácido gordo desempenha um papel crucial em diferentes dimensões. Por exemplo, na regulação do metabolismo, funcionamento do cérebro, contribuindo ainda para a saúde óssea e reprodutiva.
A riqueza da spirulina em fitocianina permite que ela contribua para a formação de células sanguíneas, também para a saúde do coração, para o fortalecimento do sistema imunológico e, ainda, para o funcionamento do cérebro.
Comentários 1