Sonho Catalão, Pesadelo Português
A situação política em Espanha tem dominado a atenção internacional. A declaração de independência da Catalunha, aprovada esta sexta-feira pelo parlamento regional e que motivou a destituição do governo catalão, foi notícia um pouco por todo o mundo.

Mas o insólito aconteceu na Noruega, uma estação de televisão norueguesa exibiu uma imagem em que a bandeira espanhola ocupa toda a extensão da Península Ibérica, numa análise à situação que se vive na Catalunha.
O mapa foi mostrado pelo canal norueguês TV2. Nesta emissão, um especialista analisava os últimos acontecimentos na região e, em pano de fundo, era mostrado um mapa da Península Ibérica, onde estava assinalada a região da Catalunha e o resto do território espanhol.
Só que o resto do território espanhol abrangia também o solo português.
A gafe, cometida pela estação TV2, originou algumas brincadeiras nas redes sociais. Uns mais críticos, outros com mais humor, foram vários os que brincaram com a “invasão” de Portugal pelos espanhóis.
No Reddit, um grupo de utilizadores de vários países encarregou-se de debater a questão com humor.
Houve quem sugerisse Lisboa como a capital desta Espanha norueguesa, um velho sonho de D. Manuel I e de Felipe I (de Portugal ou II de Espanha).
Mats Kirkebirkeland, assessor de um think thank ligado à direita norueguesa, foi um dos primeiros a partilhar a imagem insólita no Twitter.
“Estão os habitantes da Catalunha preocupados quando a Espanha, de repente, coloniza Portugal“, ironiza Mats Kirkebirkeland.
A imagem depressa tornou-se viral nas redes sociais e suscitou várias piadas.
“Segundo a televisão norueguesa, se a Catalunha se tornar independente, invadimos Portugal“, brincou um utilizador no Twitter.
“Última hora: Espanha conquista Portugal“, escreveu outro utilizador.
“A parte boa é que teríamos o Cristiano Ronaldo na nossa seleção“, brincou um espanhol.
E em Portugal, o mapa insólito também não passou despercebido.
_