Shiatsu: 10 toques de energia que podemos realizar a nós mesmos. O mundo ocidental tem muito a aprender com a cultura oriental. Há formas de estar distintas, com ambas as culturas a poderem aprender muito uma com a outra.
Já ouviu falar em shiatsu? É uma espécie de acupuntura com as mãos e tem o mesmo propósito. Esta técnica japonesa não utiliza agulhas, mas sim as mãos ou a ponta dos dedos ou a palma da mão (podem ainda serem usados os cotovelos).
Esta técnica visa equilibrar os canais de energia presentes no corpo, algo que leva a um bem-estar geral.

Shiatsu: 10 toques de energia que podemos realizar a nós mesmos
Shiatsu
Um especialista em shiatsu tem um entendimento oriental. O que nós ocidentais vemos como processos de doenças e de curas, muitos orientais perspetivam antes como desequilíbrio e reequilíbrio.
Quando há dor, ela é uma consequência de algo deslocado no campo energético. Um acontecimento que pode ter a ver com diferentes variáveis, nomeadamente com os sentimentos, com as emoções, com os pensamentos e mesmo com o modo de vida.

Modo
A massagem shiatsu é uma técnica terapêutica muito eficaz que é realizada com o paciente deitado. O terapeuta usa óleos essenciais e trata os desequilíbrios do corpo, promovendo o alívio da tensão muscular e suscitando o relaxamento por via da massagem realizada, especificamente no local do corpo a tratar, por via da colocação de pressão em determinados pontos da região corporal.
Leia também: Receita de chá de louro com canela para emagrecer rápido
A massagem shiatsu ajuda a reequilibrar o fluxo energético. Ela não só ajuda a aliviar as tensões musculares, como contribui para aumentar a circulação e ainda melhorar a postura. Ela ainda facilita a retirada de toxinas. Por tudo isto, a massagem shiatsu contribui para gerar uma sensação de relaxamento e de bem-estar de que todos precisamos, contribuindo para uma maior disposição e vitalidade.

10 massagens shiatsu que podemos realizar a nós mesmos
Aqui colocaremos uma série de massagens que pode realizar facilmente a si próprio, esteja em casa ou no trabalho.
Para fazer esta terapêutico, deve estar sentado. Pode ainda realizar toda a série ou apenas as massagens nas regiões do corpo que se apresentem mais doloridas ou cansadas. Deve começar de cima para baixo, da cabeça para os pés.
NOTA: A pressão exercida nunca deve causar dor.
A cabeça
Deve curvar os dedos e massajar com as pontas dos dedos. Comece na testa ou no cabelo e desça, penteando a cabeça num deslizar da linha frontal até ao pescoço.
Faça-o com uma pressão moderada e confortável, repetindo o deslizamento 20 vezes.
As sobrancelhas
Com a ponta dos dedos médios colocadas no canto interior das sobrancelhas, faça um deslizamento dos dedos até às extremidades.
Inicie sempre pela parte interior. Repita o processo 10 vezes.

Orelhas
Coloque os polegares e indicadores mesmo na ponta superior das orelhas. Faça suaves puxões, pinçando as orelhas.
Faça-o ao longo de toda a extremidade, de cima em direção ao lóbulo. Repita o processo 10 vezes.
A nuca
Coloque a palma das mãos em torno da nuca. Posteriormente, friccione a palma para trás e para a frente, sem aplicar um movimento forte. Isto, suscitará um agradável aquecimento.
Repita o processo 30 vezes.

Tórax
Amasse o centro do tórax, Coloque a base da mão sobre o esterno, o osso presente no meio do tórax. Pressione a região, aplicando uma força moderada e fazendo círculos, no sentido dos ponteiros do relógio e em sentido inverso.
Repita o processo, fazendo 40 círculos.
Umbigo
Aqueça primeiro as mãos, esfregando-as. Só depois inicie a terapêutica, colocando a palma da mão no abdómen. Faça um deslizamento em torno do umbigo, aplicando pressão moderada.
Repita o processo 20 vezes, fazendo-o sempre no sentido dos ponteiros do relógio.

Abdómen
Coloque a ponta do polegar sobre o abdómen, apertando o ponto de energia situado a 7 cm abaixo do umbigo. Faça pequenos movimentos circulares nesse local.
Repita o processo 50 a 100 vezes, alterando o sentido. Faça-o no sentido dos ponteiros do relógio e no sentido oposto.
Região lombar
Aqueça as mãos, esfregando-as. Coloque as palmas das mãos sobre a região lombar, permitindo que fiquem 4 cm distantes do centro da coluna. Depois, movimente ambas as mão para cima e, depois, movimente ambas as mãos para baixo.
Repita o processo de subida-descida entre 50 a 100 vezes.
Leia também: O que acontece se colocar 1 colher de mel no seu chá?

Dos ombros às mãos
Estenda o braço esquerdo, voltando a palma da mão para cima. Faça depois um deslizamento da mão direita, começando nos dedos e subindo até ao ombro. Faça, então, o movimento inverso, descendo com a palma da mão esquerda para baixo.
Repita o processo 20 vezes. Faça o mesmo no outro braço.
Das pernas aos pés
Mantendo-se sentado, deve esticar as pernas para a frente. Depois, com ambas as mãos colocadas na coxa esquerda, deslize as mãos até aos pés e, com o movimento inverso, regresse até à coxa.
Repita o processo 20 vezes. Faça o mesmo na outra perna.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.