Início Tradições Frango assado ou grelhado? Os segredos para fazer o frango perfeito

Frango assado ou grelhado? Os segredos para fazer o frango perfeito

Há sugestões que se revelam bastante preciosas, mesmo para quem está habituado a cozinhar. Descubra os segredos para fazer o frango perfeito.

segredos para fazer o frango perfeito
Os segredos para fazer o frango perfeito

Descubra os segredos para fazer o frango perfeito. Cozinhar faz parte do quotidiano de muita gente. Há muitas famílias que têm um ou dois elementos que são responsáveis por fazer diariamente todas as refeições principais, sobretudo o almoço e o jantar.

Cozinhar todos os dias é uma tarefa exigente, cansativa, repetitiva, mas que gera experiência. Repetições que geram conhecimento sobre a arte da cozinha e que podem ajudar-nos a melhorar os pratos que apresentamos. Contudo, por vezes, há também a repetição e a perpetuação de erros.

Assim, há constantemente arroz que devia ser seco e solto, mas que fica húmido, empapado, pegado ou insosso. Há carne que devia ser suculenta e tenra, mas que fica dura e seca, entre muitos outros exemplos. Um produto de todos os dias que, muitas vezes, fica longe de estar ideal é o frango.


Leia também: Aprenda a temperar frango como um especialista


segredos para fazer o frango perfeito
Os segredos para fazer o frango perfeito

Frango assado ou grelhado? Os segredos para fazer o frango perfeito

Cozinhar frango

Cozinhar frango é uma escolha comum para realizar uma refeição. É um alimento saudável, uma proteína magra e um ingrediente que permite grande versatilidade, podendo com ele fazer-se inúmeras receitas. É um produto alimentar que facilmente pode ser integrado numa dieta que vise o emagrecimento.

No entanto, este alimento nem sempre é cozinhado da melhor forma. Há alguns métodos importantes e truques ensinados por autênticos chefs que deve conhecer de forma a fazer o frango perfeito.

segredos para fazer o frango perfeito
Os segredos para fazer o frango perfeito

Conheça os segredos para fazer o frango perfeito

Pré-cozimento

Há algumas medidas que devem ser tomadas no processo de preparação do frango. Para se obter um bom resultado final, é indispensável seguir algumas sugestões destinadas ao momento que antecede o ato de cozinhar a proteína.

Antes de começar a confecionar o frango, deve ter particular atenção no momento da compra. É preciso comprar um produto de qualidade, com o corte certo, que seja adequado à refeição para que está destinado. Deve solicitar cortes com osso ou cortes desossados já pensando nas receitas que irão ser feitas.

Outro momento importante é a retirada do frio. Deve tirar-se o frango do frigorífico e dar-lhe tempo para ficar à temperatura ambiente. Assim, deve retirar um frango inteiro uma hora antes ou retirar o frango com 30 minutos de antecedência, quando é com outros cortes. Tempere o frango com bastante antecedência, na noite anterior ou logo pela manhã.

segredos para fazer o frango perfeito
Os segredos para fazer o frango perfeito

Frango assado

Este é um prato bastante comum e saboroso. Para fazer o frango assado da melhor forma, deve começar por limpar bem o frango por dentro. Deve, depois, fazer o recheio com temperos, por exemplo, alecrim, alho e limão. Deve ainda passar pela pele do frango azeite, sal e pimenta.

Assar um frango com batatas é uma proposta comum e deliciosa. Se optar por assar em partes, como as coxas, deve estar atento ao tempo de forno e procurar ter um frango com pele dourada e crocante, com o cuidado de manter uma distância adequada entre as coxas (ou outras partes do frango) para que fique perfeito.

Se assar com legumes, estes devem ser retirados antes, pois têm um tempo de cozedura distinta. Além disso, a humidade dos legumes pode prejudicar o resultado final, impedindo a pele do frango de ficar crocante. Deve também colocar alho picado sobre a pele de frango, pois ele dará ainda mais sabor à gordura derretida.


Leia também: As 4 melhores receitas de frango assado


segredos para fazer o frango perfeito
Os segredos para fazer o frango perfeito

Refogar

Este é um método importante e rápido. Contudo, existem alguns cortes do frango (como as asas) que se revelam difíceis de cozinhar por inteiro. Neste método, é mais apropriado cozinhar as coxas e o peito.

Não use azeite pois, devido à falta de resistência às altas temperaturas, pode queimar. Opte por uma panela de ferro com manteiga ou, então, óleo de girassol, sendo que a manteiga com dentes de alho dá um sabor irresistível ao frango. Para cozer de forma mais rápida e uniforme o peito de frango, deve começar por bater nele com um amaciador de carne.

segredos para fazer o frango perfeito
Os segredos para fazer o frango perfeito

Frango grelhado

Outro modo simples e prático de ter um frango delicioso e conceder à carne branca ainda mais sabor, é marinar bem a carne. Isso irá torná-la mais suculenta e bem mais saborosa. Evite cortes altos e opte por um corte fino. Será melhor para grelhar por inteiro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.