Costuma usar diariamente este produto? Fique a saber o que acontece ao seu corpo se consumir muito vinagre de maçã. O vinagre de maçã contém propriedades que podem ser boas, se existir moderação, e más, se for consumido em excesso.
O vinagre de maçã é um produto bastante comum, estando presente em quase todas as casas, de norte a sul do país. Poucos conhecem as suas propriedades e os seus efeitos, positivos e negativos.
A ciência é o meio para se conhecer este produto tão especial. Muitos estudos científicos foram realizados por cientistas que chegaram a conclusões bastante positivas acerca deste produto, confirmando-se que se for usado regularmente e com moderação pode gerar diversos benefícios para a saúde. Mas, e se for consumido em excesso, também gera benefícios?
Se consumir muito vinagre de maçã o que acontece ao seu corpo?

O vinagre de maçã
Este produto, igualmente conhecido como vinagre de sidra, tem sido enaltecido pela ciência, existindo diversos cientistas a comprovarem que este produto revela-se um precioso aliado da saúde.
Por isso, vários nutricionistas, médicos, entre outros adeptos da vida saudável, começaram a recomendar este maravilhoso produto.
Benefícios do vinagre de maçã
Muitos até defendem que ele pode integrar tratamentos, funcionando como uma cura milagrosa, nomeadamente:
- para ajudar a matar bactérias prejudiciais.
- para a perda de peso.
- para a redução dos níveis de açúcar no sangue.
- para a redução do colesterol.
- para o tratamento do acne.
- para tratamentos da pele.
- para tratamentos do cabelo.

Fama
A fama deste produto tornou-o viral, existindo muitos famosos a recomendar o seu consumo regular. No entanto, a sua popularidade levou a que alguns pudessem cometer alguns excessos.
Por isso, convém perceber os efeitos de um consumo excessivo de vinagre de maçã ou de um consumo desinformado.

Os efeitos do vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode causar diversos problemas, nomeadamente quando consumido em excesso ou cru. Por exemplo:
- Pode causar o enfraquecimento do esmalte dentário.
- Pode causar o aumento do refluxo ácido e das náuseas.
- Pode causar irritação na garganta.
- Pode interferir com determinados medicamentos (nomeadamente medicamentos para a diabetes, medicamentos que visem a redução do potássio no sangue, certos medicamentos diuréticos, entre outros).
Por isso, antes de avançar para um uso regular do vinagre de maçã, convém contactar o seu médico de família e expor as suas intenções. O médico poderá avaliar se há algo (um tipo de medicação ou outra razão) que possa determinar a “proibição” do seu uso.

Prevenção
Para evitar os efeitos colaterais aqui descritos, convém fazer um consumo regular, mas moderado. Sendo que se deve ter em conta que o vinagre de maçã somente deve ser consumido depois de ser diluído (ou em conjunto com outros alimentos, nomeadamente em saladas).
Os dentistas gostam de alertar para o seu efeito corrosivo nos dentes. O vinagre de maçã tem um efeito ácido e pode danificar o esmalte dentário. Por isso, deve ser diluído. Caso contrário, será o maior inimigo do seu sorriso.
Ao enfraquecer continuamente o esmalte dentário, o vinagre de maçã contribui para que fique mais suscetível a diversos problemas dentários, nomeadamente a cáries dentárias e a sensibilidade oral.
O excesso de vinagre também pode levar a náuseas e causar uma sensação de acidez no estômago, nomeadamente se for consumido de estômago vazio (como é frequentemente recomendado). Também se recomenda que se use uma palha no momento de consumir o vinagre de maçã (mesmo que diluído em água).

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Se consumir muito vinagre de maçã o que acontece ao seu corpo?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre moda e beleza no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…